A final da Liga Nacional de Futsal (LNF) de 2024 ocorre na cidade gaúcha de Carlos Barbosa. A partida, em jogo único, será em 15 de dezembro, às 17h30min.
O município da Serra, a 110 quilômetros da capital Porto Alegre, carrega o status de Capital Nacional do Futsal. O título foi conferido pela Lei 13.503, de 1º de novembro de 2017, sancionada pelo presidente Michel Temer.
O projeto de lei (PL) foi proposto ainda em 2012, pela então senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (à época filiada ao PP).
"A cidade sedia um dos maiores times de futsal do mundo: a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), existente desde 1976 e bicampeã do Mundial de Clubes de Futsal da Federação Internacional de Futebol - FIFA", justificou, na época, o PL.
Para argumentar a importância da homenagem, foram lembradas as diversas taças conquistadas pela ACBF até então, como duas Copas Américas, quatro edições da Liga Nacional (atualmente já são cinco, somando-se o título de 2015), duas Taças Brasil (hoje são três), e múltiplas conquistas do estadual.
"O Carlos Barbosa, como é conhecido mundialmente, é o único clube brasileiro detentor de dois títulos do Mundial de Clubes de Futsal da Fifa: o primeiro, obtido em Barcelona (Espanha), em 2004; e o segundo, em sua sede, em 2012", acrescentou o PL.
A decisão da LNF 2024 será disputada entre Jaraguá e Praia Clube, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra. Neste ano, a ACBF caiu nas quartas de final, para o finalista Jaraguá.
Se o equipe catarinense vencer, alcança a quinta taça da competição e se junta à ACBF como a maior campeã da LNF. Já o Praia Clube, de Minas Gerais, quer o título inédito na sua história.
Acompanhe a cobertura da Liga Nacional de Futsal em GZH.