O Brasil conquistou a Copa do Mundo de Futsal 2024 neste domingo (6) ao bater a Argentina na final, em Tashkent, no Uzbequistão. É o sexto título mundial do país, que se consolida como a maior referência da modalidade no planeta.
Veja, abaixo, quem são os 14 atletas que representaram a seleção brasileira na campanha do hexacampeonato.
Goleiros
Willian - Norilsk Nickel (Rússia)
Grande estrela da final, Willian construiu a sua carreira no Joinville, onde ficou por 11 temporadas. Ídolo na equipe catarinense, por lá ele conquistou a Liga Nacional em 2017 e participou da campanha que levou o time à final do campeonato no ano passado, quando acabou derrotada pelo Atlântico. Pelo Joinville, ainda venceu duas Taças Brasil e uma Supercopa do Brasil.
Somente em 2024 ele se transferiu para a Rússia, onde está agora. É o atual melhor goleiro do mundo, eleito aos 29 anos pela revista digital Futsal Planet, premiação chancelada pela Fifa. Na Copa do Mundo, ficou com a luva de ouro.
- Nome completo — Willian Felipe Dorn
- Idade — 29 anos
- Naturalidade — Jaraguá do Sul (SC)
Guitta - Ukhta, Rússia
Eleito melhor goleiro de futsal do mundo na temporada de 2021, Thiago Mendes da Rocha, o Guitta, apareceu para o esporte no Santo André, de São Paulo, e ainda atuou no Corinthians antes de se transferir para Portugal. Foram cinco temporadas no Sporting para depois chegar no atual clube, em 2023.
O armário do goleiro de 37 anos tem 21 taças, como duas Ligas Nacionais de Futsal e uma Super Liga, no Brasil, 11 títulos em Portugal, duas Champions League, uma Libertadores, dois Grand Prix de Futsal e uma Copa América. É o único bicampeão mundial de seleções do atual grupo, somando também a conquista de 2012.
- Nome completo — Thiago Mendes Rocha
- Idade — 37 anos
- Naturalidade — Mauá (SP)
Roncaglio - Sem clube
Diego Roncaglio surgiu no Jaraguá Futsal, em 2007, passou por times como Blumenau, Joinville, Guarapuava, Kairat (Cazaquistão), Benfica (Portugal) e estava no Anderlecht, da Bélgica, desde 2022. Como o clube não queria liberá-lo para o período de preparação para a Copa, pagou multa e abriu mão de salários para rescindir o contrato.
O jogador de 36 anos já conquistou duas Ligas Nacionais, três Taças Brasil, uma Superliga de Futsal, duas Libertadores de Futsal, uma Liga Portuguesa de Futsal e três Taças da Liga em Portugal, além de seis títulos nacionais no Cazaquistão.
- Nome completo — Diego Roncaglio
- Idade — 36 anos
- Naturalidade — Blumenau (SC)
Fixos
Neguinho - Palma (Espanha)
O fixo se transferiu para a Espanha no final do ano passado depois de conquistar a Liga Nacional de Futsal pelo Atlântico, de Erechim.
O jogador de 24 anos começou no Corinthians e está na segunda passagem pela Espanha, onde já atuou em outros times desde 2021. Recentemente, assinou contrato com o Barcelona até junho de 2028, mas segue no Palma por mais uma temporada, emprestado.
- Nome completo — João Victor Alves Sena
- Idade — 24 anos
- Naturalidade — São Paulo (SP)
Marlon - El Pozo (Espanha)
No El Pozo desde a última temporada, Marlon é o único gaúcho no grupo. Nascido em Canoas e criado em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, teve o período mais vitorioso da carreira na ACBF, de Carlos Barbosa, onde venceu a Liga Nacional, a Taça Brasil e duas Libertadores, entre outras conquistas.
Há cinco anos, atua na Espanha. Também jogou na Inter Movistar e no Palma. Tem uma campeonato espanhol e uma Champions League no currículo. No Mundial, foi considerado o segundo melhor jogador do torneio, atrás apenas do capitão do Brasil, Dyego.
- Nome completo — Marlon Oliveira Araújo
- Idade — 36 anos
- Naturalidade — Canoas (RS)
Alas
Felipe Valério - El Pozo (Espanha)
O fixo de 31 anos é cria do Grêmio Mogiano e ganhou destaque nacional na ACBF, entre 2015 e 2018, conquistando Liga Nacional, Taça Brasil e Libertadores, entre outros títulos. Ele saiu do time de Carlos Barbosa direto para o El Pozo, time no qual jogou as últimas seis temporadas. Felipe Valério conquistou títulos como duas Libertadores e uma Supercopa Brasil de Futsal.
- Nome completo — Felipe Valério Paschoal
- Idade — 31 anos
- Naturalidade — Suzano (SP)
Leandro Lino - Magnus (Brasil)
O atleta, que surgiu no Corinthians e está no Magnus desde 2018, é um dos maiores campeões em atividade no Brasil. Aos 29 anos, soma uma Libertadores, duas Ligas Nacionais de Futsal, duas Supercopa Brasil de Futsal, dois Mundiais de Clubes, uma Copa América e um Grand Prix, entre outras taças. É um dois dois atletas que atuam no futsal brasileiro que representaram o país no Uzbequistão.
- Nome completo — Leandro Lino dos Santos
- Idade — 29 anos
- Naturalidade — Franco da Rocha (SP)
Marcênio - Jaraguá (Brasil)
Marcênio, de 37 anos, tem 28 taças na carreira e é um dos atletas mais vitoriosos entre os convocados. Ele já conquistou uma Liga Nacional, uma Taça Brasil, uma Superliga de Futsal, quatro taças da Primeira Divisão da Espanha, três Copas da Espanha, três Copas do Rei, e cinco títulos nacionais na Rússia, além de três Champions League, duas Libertadores, um Mundial de Clubes e um Grand Prix de Futsal.
O jogador se destacou no início da carreira pela ACBF, de Carlos Barbosa, e alcançou o auge no Barcelona, entre 2018 e 2023, de onde saiu para o Anderlecht, da Bélgica. Ele retornou ao Brasil para a temporada de 2024, para defender o Jaraguá.
- Nome completo — Marcênio Ribeiro da Silva
- Idade — 37 anos
- Naturalidade — Campo Grande (MS)
Arthur - Benfica (Portugal)
Cria do Praia Clube, de Minas Gerais, Arthur passou pelo Corinthians e pelo Magnus, no Brasil, antes de se transferir para o Barcelona em 2018. Já completou quatro temporadas no Benfica, de Portugal.
Na bagagem, o ala de 30 anos tem uma Liga Nacional, uma Supercopa Brasil, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga de Portugal, uma Primeira Divisão da Espanha, duas Copas da Espanha, duas Copas do Rei e Supercopa da Espanha, além de uma Champions League, duas Copas América.
- Nome completo — Arthur Guilherme de Sousa Fortunato
- Idade — 30 anos
- Naturalidade — Uberlândia (MG)
Dyego - Barcelona (Espanha)
Atleta consolidado na Espanha, Dyego já soma 12 temporadas no Barcelona, com quatro títulos da primeira divisão do país, três Copas da Espanha, cinco Copas del Rey, três Champions League, um Grand Prix, entre outros.
Antes de se mudar para a Espanha, atuou no Joinville até 2013, ano em que se transferiu para o futsal espanhol. Atualmente com 35 anos, Dyego surgiu para o futsal no extinto Copagril, do Paraná. Ele ganhou o Tênis de ouro da Fifa por seu desempenho na Copa do Mundo.
- Nome completo — Dyego Henrique Zuffo
- Idade — 35 anos
- Naturalidade — Palmitos (SC)
Marcel - El Pozo (Espanha)
Marcel entrará na sexta temporada pelo El Pozo neste ano. Desde 2018, está na Espanha, onde começou na Inter Movistar. Foi o artilheiro da Copa do Mundo, com 10 gols.
Aos 28 anos, vive a melhor fase da carreira. Foi o artilheiro também da Primeira Divisão da Espanha na última temporada, com 32 gols em 38 jogos, e acabou escolhido o melhor jogador da competição.
Entre os títulos, venceu uma Copa América, um Mundial de Clubes, um Grand Prix, duas Ligas Conmebol Sul-Americana, uma Liga Nacional, uma Supercopa do Brasil e uma Primeira Divisão da Espanha.
No Brasil, Marcel surgiu no Corinthians, em 2016. Logo em seguida, passou para o Magnus Futsal.
- Nome completo — Marcel de Mendonça Marques
- Idade — 28 anos
- Naturalidade — São Paulo (SP)
Pivôs
Pito - Barcelona (Espanha)
Atual melhor jogador do mundo, eleito pela Futsal Planet, Pito está na Espanha desde 2016 e vai para a quarta temporada no Barcelona. Antes, esteve no El Pozo e na Inter Movistar. No Brasil, surgiu no Concordiense e atuou na ACBF, vencendo, por exemplo, a Liga Nacional de 2015.
Aos 32 anos, já venceu uma Liga Nacional de Futsal, três Primeiras Divisões da Espanha, três Copas da Espanha, três Copas do Rei, uma Champions League, quatro Supercopas da Espanha, dois Grand Prix, entre outras conquistas.
- Nome completo — Jean Pierre Guisel Costa
- Idade — 32 anos
- Naturalidade — Chapecó (SC)
Rafa Santos - El Pozo (Espanha)
Aos 34 anos, o pivô Rafa Santos é um dos destaques do El Pozo. Depois de consolidar carreira no Brasil pela ACBF, foi para o Japão em 2017 e, desde 2020, atua pelo time espanhol. Já conquistou uma Liga Japonesa, uma Ocean Cup, uma Supercopa Brasil de Futsal, uma Copa América, entre outros títulos. Fez o segundo gol do Brasil na grande final, contra a Argentina.
- Nome completo — Rafael dos Santos
- Idade — 34 anos
- Naturalidade — São Bernardo do Campo (SP)
Ferrão - Semey (Cazaquistão)
Anunciado em julho pelo Semey, atual campeão do Cazaquistão, Ferrão passou 10 temporadas com o Barcelona, com 318 gols em 378 jogos, e somou 23 títulos pelo clube, com duas Champions League, quatro Ligas Espanholas, quatro Copas do Rei e três Supercopas.
Em agosto do ano passado, uma lesão no tendão de Aquiles deixou o pivô parado por cerca de 10 meses e, por consequência, de fora das últimas convocações da seleção brasileira. Ainda assim o atleta, eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2019, 2020 e 2021, foi peça importante para a conquista do hexa, incluindo o primeiro gol da grande final.
- Nome completo — Carlos Vagner Gularte Filho
- Idade — 33 anos
- Naturalidade — Chapecó (SC)
Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo de Futsal em GZH.