Brasil e Argentina se enfrentam neste domingo (6), ao meio-dia, pela final da Copa do Mundo de Futsal 2024. A partida ocorre na Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão.
Os times
BRASIL
Goleiros: Guitta, Roncaglio e Willian; Fixos: Neguinho e Marlon; Alas: Felipe Valério, Leandro Lino, Marcênio, Arthur, Dyego e Marcel; Pivôs: Pito, Rafa Santos e Ferrão. Técnico: Marquinhos Xavier.
ARGENTINA
Goleiros: Sarmiento e Kravetzky; Fixos: Plaza, Corso e Taborda; Alas: Tripodi, Claudino, Bolo Alemany, Gauna, Vaporaki e Arrieta; Pivôs: Rosa, Borruto e Brandi. Técnico: Matias Lucuix.
Arbitragem para Brasil x Argentina
Alejandro Martinez e Juan Cordero. Dupla espanhola. Terceiro árbitro será Daniel González, da Colômbia.
Onde assistir a Brasil x Argentina
Globo, SporTV, Cazé TV e Fifa+ anunciam a transmissão ao vivo.
Como chegam
Brasil
A seleção brasileira chega à final do Mundial de Futsal com o melhor ataque e a melhor defesa do torneio: são 38 gols marcados e apenas cinco sofridos. Na última quarta-feira (2), teve seu jogo mais difícil e eletrizante da competição. A seleção bateu a Ucrânia por 3 a 2 na semifinal e garantiu a classificação para a sua sétima decisão de Copa — já são cinco títulos e um vice-campeonato.
Pito segue como dúvida. Ele rompeu fibras musculares da coxa direita às vésperas das oitavas de final e passa por tratamento. O pivô esteve na reserva no jogo da semifinal, mas não entrou em quadra. Em entrevista para portal espanhol, ele afirmou ter condições de jogo e está pronto para atuar no sacrifício na decisão, mas sua presença ainda é considerada incerta.
Rafa Santos e Ferrão são os outros pivôs do Brasil no Uzbequistão. Diante do Marrocos, nas quartas, Rafa Santos sofreu uma pancada no joelho no início do confronto, e Ferrão ficou mais tempo em quadra. Depois, contra a Ucrânia, os dois foram utilizados pelo técnico Marquinhos Xavier, que, por vezes, chegou a usar formações sem um jogador da posição, com um fixo e três alas.
Argentina
Os argentinos chegam à final da Copa do Mundo de Futsal pela terceira vez consecutiva e vão em busca do bicampeonato. Além disso, estão invictos no torneio no Uzbequistão: seis vitórias em seis jogos. Dos triunfos, o de maior impacto foi justamente contra a seleção que mais incomodou o Brasil, a Ucrânia, na primeira rodada do Grupo C.
Na última quinta-feira (3), na semifinal, em um jogo sofrido, a Argentina bateu a França, estreante em mundial, por 3 a 2. Campeões em 2016 e vices em 2021, os argentinos têm como atuais destaques o ala Kevin Arrieta e o pivô Alan Brandi, ambos com sete gols cada no torneio.
Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo de Futsal em GZH.