A missão hexa começou. Comissão técnica e jogadores da seleção brasileira de futsal já estão reunidos na Granja Comary, em Teresópolis, para a preparação para a Copa do Mundo, que ocorre de 14 de setembro a 6 de outubro, no Uzbequistão.
Entre os 15 atletas convocados, que embarcam para o país na região central da Ásia em 2 de setembro, estão dois melhores do mundo: Ferrão, que ganhou o prêmio da Fifa em 2019, 2020 e 2021, e Pito, eleito em 2023.
Mesmo depois de parar por cerca de nove meses por conta de uma lesão no tendão de Aquiles, Ferrão está 100% fisicamente e não apresenta restrições, segundo o técnico da seleção, Marquinhos Xavier. Se não ocorrerem imprevistos, o público poderá vê-lo em quadra, inclusive, no mesmo quarteto que Pito.
— No último ciclo, já experimentamos de tudo. Jogar com os dois no mesmo quarteto e sem os dois. Se isso acontecer, não é invenção. O Pito, na minha opinião, tem uma característica muito mais de ala do que de pivô. Joga muito bem de frente. Eles já jogaram assim no Barcelona, várias vezes, é uma adaptação tranquila — comentou a Zero Hora o treinador, que vai para o segundo mundial com o Brasil.
"Vamos buscar envolver o adversário no jogo individual, que é o forte do Brasil, mas também entrar de forma coletiva."
MARQUINHOS XAVIER
Técnico da seleção brasileira de futsal
A seleção brasileira está no Grupo B da Copa do Mundo, com Cuba (primeiro adversário), Croácia e Tailândia. Por terem menos tradição e qualidade técnica, os rivais da chave devem adotar uma postura conservadora diante dos pentacampeões. Marquinhos Xavier diz estar preparado para quebrar as retrancas.
— Uma das coisas boas que a gente teve foi repetir bastante as escalações. A maioria desses atletas tem sete, oito convocações. No ciclo de preparação, enfrentamos muitos adversários que não queriam jogar tanto quanto o Brasil. Talvez, os adversários da primeira fase entendam que o Brasil tem um favoritismo e tentem evitar tomar muitos gols. Isso é uma teoria. Temos muito respeito por todo mundo. O Brasil está acostumado a jogar com defesas mais reativas. Vamos buscar envolver o adversário no jogo individual, que é o forte do Brasil, mas também entrar de forma coletiva — acrescentou o técnico.
As primeiras horas na Granja Comary foram dedicadas a testes físicos. O primeiro treino com bola ocorreu na terça-feira (13), na quadra do Clube Comary e do Ginásio Pedrão.
A delegação vai treinar Nova Friburgo, na região serrana do Rio, a partir de quinta-feira (15), em um ginásio no qual foi instalado uma espécie de "quadra móvel" de madeira, desmontável, adquirida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que os treinos ocorram com o piso padrão Fifa.
A partir do dia 22 de agosto, as atividades passam para o Instituto Philippe Coutinho, em Jacarepaguá, até a data da viagem para a sede da Copa. Nos dias 6 e 8 de setembro, estão marcados dois amistosos contra o Uzbequistão.
O Mundial
Pela primeira vez na história do esporte, a Fifa vai realizar a Copa do Mundo na Ásia Central. Com cerca de 35 milhões de habitantes, o Uzbequistão será a sede do torneio com as 52 partidas ocorrendo em três cidades: Tashkent, a capital; Andijan, no leste do país, perto da fronteira com o Quirguistão; e Bucara, na "Rota da Seda", próxima ao Turcomenistão.
Este será o 10º Mundial organizado pela Fifa. O Brasil venceu cinco vezes (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012) e é o maior campeão da competição. Da última conquista, já se passaram 12 anos.
A seleção brasileira entra novamente como uma das favoritas, ao lado de espanhóis (bicampeões em 2000 e 2004), argentinos (campeões em 2016) e portugueses (campeões em 2021).
Grupos da Copa do Mundo de Futsal Uzbequistão 2024
Grupo A
- Uzbequistão, Paraguai, Holanda e Costa Rica
Grupo B
- Brasil, Cuba, Croácia e Tailândia
Grupo C
- Argentina, Ucrânia, Afeganistão e Angola
Grupo D
- Espanha, Cazaquistão, Nova Zelândia e Líbia
Grupo E
- Portugal, Panamá, Tadjiquistão e Marrocos
Grupo F
- Irã, Venezuela, Guatemala e França
Regulamento
Na primeira fase, de 14 a 22 de setembro, os times se enfrentarão dentro dos grupos em turno único. Os dois melhores de cada chave passam às oitavas de final, mais os quatro melhores terceiros colocados. A partir daí, jogos eliminatórios até a final, prevista para 6 de outubro.
Brasil na "Rota da Seda"
Os jogos da seleção brasileira ao longo de toda a primeira fase serão realizados em Bucara. A cidade é a menos populosa das três que sediarão a Copa do Mundo. São 280 mil habitantes que moram a 570 quilômetros da capital Tashkent, em direção ao sul e a fronteira com o Turcomenistão. É um local reconhecido pela história, sendo Patrimônio Mundial da Unesco. A fundação data do século 6 antes de Cristo.
Com ruas estreitas e uma arquitetura histórica, Bucara atrai visitantes do mundo todo. Há mais de 2,5 mil anos, a região foi um importante centro comercial e cultural na antiga "Rota da Seda" que ligava a Ásia ao Oriente Médio e a Europa. O trajeto tem esse nome por conta da importância que a sede chinesa tinha para o Ocidente.
Tabela do Brasil (horários de Brasília)
- 14/9 — 9h30min - Brasil x Cuba, em Bucara.
- 17/9 — 12h - Brasil x Croácia, em Bucara.
- 20/9 — 9h30min — Brasil x Tailândia, em Bucara.