Dois clubes de tradição no futebol brasileiro estão no caminho de equipes gaúchas de futsal nas próximas semanas. Isso ocorre porque Sport, adversário do Passo Fundo Futsal, e Fortaleza, no horizonte do Atlântico, colocam as suas marcas não só no campo, mas também nas quadras.
O primeiro duelo será entre Sport e Passo Fundo Futsal, que se enfrentam nesta quinta-feira (29), às 21h, em Recife, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro. O palco da partida será o Ginásio Geraldão, com capacidade para cerca de 9 mil pessoas.
— O Sport ficou uma época sem a categoria adulta, mas voltou a tê-la há uns quatro ou cinco anos. Não era tão profissional. Era um esporte mais amador. Agora, estamos em um período de transição do amador para o profissional — explica o treinador da equipe Renan Franklin, 35 anos, que está no cargo desde março.
As gestões dos times de futebol de campo e do futsal, bem como de outras modalidades que existem no Sport, são independentes. É preciso que cada uma seja autossustentável. Contudo, o Sport "do futebol" chegou a auxiliar o futsal com custeios esporádicos, como no pagamento da inscrição para o Campeonato Brasileiro. Paralelamente, o Sport disputa o Pernambucano, que começou na semana passada.
De acordo com o técnico, após o time ser goleado por 4 a 0 pelo Apodi, em casa, na fase classificatória, houve uma "virada de chave" no Sport. A gestão partiu em busca de mais patrocínios e qualificou o elenco. Atualmente, os nomes mais conhecidos do grupo são o fixo Renan Pontes, 39 anos, com passagens por Santo André e Copagril, e Rafael Negão, 41 anos, que já disputou duas Eurocopas pela seleção do Azerbaijão, em 2014 e 2016.
— Passamos a treinar em dois períodos, a fazer academia. Conseguimos mais patrocínios, trouxemos alguns atletas e conseguimos melhorar o salário de outros. Temos dois quartetos, um que o time é mais leve, mais agressivo, e outros quartetos com mais experiência. Tentamos fazer essa mescla — acrescenta Renan Franklin.
A tendência é que o Geraldão não esteja lotado para o jogo contra o Passo Fundo Futsal. O jogo da volta está marcado para a quinta-feira da semana que vem, dia 5, às 20h, no Arena Clube Comercial, em Passo Fundo.
O treinador Renan Franklin deve deixar a equipe depois das quartas de final. Ele firma que vai trabalhar fora do Brasil, mas ainda não revela em qual clube.
Atlântico tem o Fortaleza como adversário
Líder do Brasileirão, no futebol, o Fortaleza repete a temporada de sucesso no futsal. A equipe chegou às finais da Copa do Brasil, além de estar nas quartas do Campeonato Brasileiro e do Cearense.
Na Copa, o adversário da decisão será o Atlântico. O primeiro duelo será no Caldeirão do Galo, em Erechim, em 22 de setembro, um domingo, às 16h. A volta será em em 29 de setembro, um domingo, às 13h.
No Fortaleza, o projeto do futsal foi retomado em 2024 após dois anos de pausa. E já há uma taça nova no armário. A equipe cearense conquistou a Copa Estado.
O presidente do futebol é o mesmo do futsal, Alex Santiago. O CEO da SAF é Marcelo Paz, mas nenhuma ação do clube ainda foi vendida. Então, a autoridade maior segue nas mãos do presidente. Os patrocinadores, no entanto, são diferentes entre as modalidades.
Atualmente, o Fortaleza garante ser um dos clubes com maior investimento do futsal brasileiro. Um dos movimentos que exemplifica o poderio financeiro é a contratação de Rômulo, 37 anos, fixo brasileiro naturalizado russo campeão da última Champions League.