O gol de Pato contra a Uruguaianense no primeiro confronto da semifinal do Gauchão de Futsal 2023 foi motivo de discussão não só em quadra, mas, também, nas redes sociais. O lance que resultou na virada do Passo Fundo Futsal (time que venceu a partida por 4 a 1), acabou contestado pelos jogadores, comissão técnica e torcedores adversários.
Na última terça-feira (21), quando cronômetro marcava 13 minutos do primeiro tempo, o ala Douglas avançou em velocidade pela esquerda e finalizou contra a meta do Passo Fundo Futsal. A bola explode na trave e voltou ao goleiro Queixo, que repôs para o contragolpe. Poucos segundos depois, acontece o gol do Passo Fundo. Enquanto a jogada se desenrolou, Douglas ficou caído em quadra depois de um choque com a perna de Queixo.
No entender da Uruguaianense, era hora de fair play por parte dos donos da casa, ou seja, os jogadores do PFF deveriam ter colocado a bola para fora e paralisado a partida. A arbitragem, comandada por Marcel Chagas da silva, não viu irregularidade na situação.
O integrante do colegiado de arbitragem da Liga Gaúcha, organizadora do campeonato, Fernando Specht, confirma a decisão de quadra. Segundo ele, como se tratava de um ataque promissor, a jogada não poderia ser paralisada pelos homens do apito. Parar a partida ou não era uma decisão somente do Passo Fundo Futsal.
— O lance é muito rápido. O goleiro do Passo Fundo repõe a bola dentro da regra. Era um contra-ataque, com superioridade numérica. A arbitragem é isenta nesse caso. Por mais que o gol não tenha saído no primeiro ataque, tem uma bola rebatida antes, era um segundo ataque muito próximo do gol — explica Specht.
Revolta
O time da Fronteira Oeste compartilhou um vídeo nas redes sociais no qual compara o lance do Passo Fundo com uma cena do Gauchão de Futsal do ano passado. Na ocasião, o atleta Kaue, do Lagoa, saiu em contra-ataque, mas colocou a bola para fora quando viu que Vitinho, goleiro da Assoeva, estava caído. A Uruguaianense classificou a atitude do Passo Fundo como "covarde".
"No vídeo da partida desta terça-feira, uma atitude covarde do time inteiro do PFF com a anuência da arbitragem, em que o jogo segue com um atleta da Uruguaianense desacordado em quadra. No mesmo lance, sem o jogador do tricolor em quadra, o PFF tentou o gol, com um atleta a mais em quadra, até conseguir", diz a publicação. "Hoje o Passo Fundo ganhou, mas quem perdeu foi o futsal! Lamentável", ainda escreve o clube. Veja o texto completo abaixo.
Contraponto
O treinador do Passo Fundo Futsal, Tiago Bortolon, discorda da interpretação adversária. Para ele, os lances não são comparáveis.
— Com todo o respeito do mundo, mas não é igual ao lance do Kaue. Todo mundo aplaudiu, mereceu ir para o Fantástico. O lance do Kaue, além de já estar ganhando o jogo com certa tranquilidade, ele viu o adversário cair dentro da goleira. Ele tinha que optar. Vai fazer o gol com o adversário caído dentro da goleira ou vai chutar para fora. Acho que muita gente chutaria para fora — afirma o treinador.
As redes sociais querem fazer uma polêmica a mais para criar uma rivalidade que não ajuda em nada.
TIAGO BORTOLON
Treinador do Passo Fundo Futsal
Além disso, Bortolon destaca que o clube se preocupou com a saúde de Douglas imediatamente. A ideia de que o Passo Fundo foi negligente, segundo o treinador, é errada.
— O nosso fisioterapeuta saiu correndo, o Romulo saiu correndo pedindo ajuda. Todo mundo se preocupou com ele. Então, ficaram colocando situação de que a gente não se preocupou com ele. Meu Deus. Isso é uma maluquice sem tamanho. O que acontece é que o lance foi rápido. É difícil. A gente não quer ganhar de qualquer jeito. A gente quis saber notícias do Douglas depois. As redes sociais querem fazer uma polêmica a mais para criar uma rivalidade que não ajuda em nada — acrescenta Bortolon, que estava na Arena Clube Comercial, mas não à beira da quadra, pois cumpria suspensão.
Douglas foi retirado do ginásio em uma ambulância até um hospital da cidade. O jovem, de 22 anos, passou por exames e, algumas horas depois da partida, postou em uma rede social que estava bem.
A partida de volta entre Uruguaianense e Passo Fundo Futsal está marcada para a próxima terça-feira (28), às 20h, no Ginásio Schmitão. A equipe de Uruguaiana precisa vencer para levar a disputa à prorrogação. Em caso de empate no tempo extra, a decisão de quem avança para a final será nos pênaltis.
O que disse a Uruguaianense
Texto completo da publicação
No primeiro vídeo, um jogador que ficou conhecido no Brasil inteiro pela sua atitude desportiva e leal aos seus colegas de trabalho dentro de quadra, independente de time.
No vídeo da partida desta terça-feira, uma atitude covarde do time inteiro do PFF com a anuência da arbitragem, em que o jogo segue com um atleta da Uruguaianense desacordado em quadra. No mesmo lance, sem o jogador do tricolor em quadra, o PFF tentou o gol, com um atleta a mais em quadra, até conseguir.
Jogo limpo e respeito pelos outros são valores essenciais, tanto no esporte, quanto na vida em sociedade. Hoje o Passo Fundo ganhou, mas quem perdeu foi o futsal! Lamentável. Seguiremos trabalhando, mais forte para a partida de volta, pois nosso adversário não é apenas o Passo Fundo Futsal!