O roteiro se repetiu. Na forma e no resultado. O cenário mudou. Não era em casa, perto da própria torcida. Mas longe. Encarando os adversários em quadra e centenas de fãs nas arquibancadas. Ainda assim, o Horizontina conseguiu superar as dificuldades e conquistar o bicampeonato da Copa dos Pampas – o torneio de mata-mata da Liga Gaúcha de Futsal (LGF) – na categoria adulto masculino, vencendo nos pênaltis, a AGE, em Guaporé.
A segunda e decisiva partida da fase final aconteceu nesta sexta-feira (17), no belo Ginásio Municipal Multiuso. Derrotada no jogo de ida por 3 a 1 em Horizontina, a AGE entrou em quadra precisando reverter a vantagem do adversário, para provocar, pelo menos, uma prorrogação. E nos primeiros 40 minutos de bola rolando conseguiu o que precisava: vitória pelo placar mínimo de 1 a 0, gol de Russo, ainda na etapa inicial.
Nos 10 minutos de tempo-extra, jogo equilibrado e chances para os dois lados. Mas nada de gols e a disputa foi para as cobranças de pênaltis. A AGE perdeu os dois primeiros. Russo, que fez o gol da vitória no tempo normal, chutou em cima do goleiro Ramón. E JP isolou numa cobrança por cima. Horizontina abriu vantagem acertando as três primeiras cobranças com Viana, Samuka e Ricardo.
O torcedor de Guaporé chegou a ter esperança com duas cobranças bem feitas do time da casa, com Cinho e Bruno. E um erro dos visitantes, com Douglas Beiço, parando no goleiro Coutinho. Só que na batida seguinte, Kris Maranhão chutou pra fora e Horizontina conquistou o bicampeonato, nos pênaltis, como em 2022: 3 a 2.
Campanha do Título
Oitavas de Final
23/8 – 14x1 Atlético Vacaria Futsal, em Horizontina.
*Jogo de volta não aconteceu por desistência do AVF.
Quartas de Final
*Confrontos contra a Alaf não aconteceram por desistência do time de Lajeado.
Semifinais
9/10 – 1x1 Passo Fundo, em Passo Fundo.
28/10 – 1x1 Passo Fundo, em Horizontina. Vitória nos pênaltis por 3x1.
Finais
12/11 – 3x1 AGE, em Horizontina.
17/11 – 0x1 AGE, em Guaporé. Vitória nos pênaltis por 3x2.