A trajetória da Associação Lajeado de Futsal (Alaf) na elite do futsal gaúcho foi interrompida, ao menos até 2025. A equipe do Vale do Taquari foi derrotada em casa pela Assoeva, na noite desta quinta-feira (28), por 4 a 0. O resultado acabou com as chances matemáticas da Alaf avançar para as oitavas de final e, também, escapar da Série B em 2024. Este foi o primeiro rebaixamento do time do Vale do Taquari na competição estadual.
O Clássico dos Vales, como é chamado o confronto entre os dois times, ocorreu no popular ginásio Claudião, em Lajeado. Foi a primeira partida realizada no local após os estragos causados pela cheia do Rio Taquari. A impossibilidade de atuar no ginásio fez com que, inclusive, a Alaf desistisse da Copa dos Pampas.
Para matar ou morrer, a equipe entrou em quadra desfalcada de quatro dos principais jogadores: Bazílio, Flecha, Lucão e Gui Fonseca. Os três primeiros se transferiram para o Filtradores, da Série C, e o outro deve retornar ao futsal europeu.
O que faltou na Alaf, sobrou da Assoeva, de Venâncio Aires: efetividade. O primeiro tempo terminou com 2 a 0 para os visitantes. Os gols foram marcados por Dalmir, que completou chute de Léo Borges em cobrança de falta, aos 9 minutos, e pelo próprio Léo Borges, em finalização de perna esquerda, aos 18. A Alaf colocou quatro bolas na trave e não teve a mesma sorte.
Na volta do intervalo, o que era difícil se tornou um drama. Com 1 minuto, Dalmir fez o terceiro da Assoeva. Aos 15, Gustavo marcou o quarto quando o adversário já estava com goleiro linha e sacramentou o primeiro rebaixamento da Alaf em 16 anos de existência.
Com o resultado, a Alaf se junta à AVF de Vacaria como as duas equipes rebaixadas em 2023. O time ainda tem uma partida contra o Lagoa, marcado para sábado (30), às 20h, em Lagoa Vermelha.
Classificados
Estão definidos os 16 times que se classificam para as oitavas de final do Gauchão: ACBF, Uruguaianense, Atlântico, Passo Fundo, AGE de Guaporé, Horizontina, Guarani, de Frederico Westphalen, Sercca, Yeesco Futsal, Lagoa, Assoeva, Guarany, de Espumoso, Associação Marauense de Futsal, Santa Rosa, Novo Barreiro e Afucs.
Entretanto, os confrontos da próxima fase ainda não estão fechados porque ainda há seis jogos a serem disputados até a próxima terça-feira (3). Os resultados podem alterar as posições na tabela, o que é o critério para definições dos cruzamentos.