O ano ainda não acabou para as Gurias Gremistas, mas as atenções já se voltam para a próxima temporada. Ao final de 2024, mais de 20 atletas terão seus vínculos encerrados com o Tricolor. E, para não sofrer um novo desmanche, o clube terá de focar nas renovações de alguns destaques.
Após o título do Gauchão Feminino, a diretora adjunta, Karina Balestra, afirmou que o Grêmio está focado na permanência de boa parte do time titular. Até então, já foram garantidas as permanências da lateral Dani Barão, da goleira Sol, das zagueiras Mónica Ramos e Brito e da meia Bia Santos.
— A gente entende que muitas atletas fizeram um grande Campeonato Brasileiro, se destacaram, e é normal a atleta ser assediada por outros clubes. Só que o Grêmio está diferente, não vai deixar a atleta ir embora de qualquer jeito. A gente pretende ficar com quase 100% do time titular — explicou Balestra.
Por outro lado, a tendência é que algumas atletas muito identificadas com o clube, como a meia Rafa Levis, não permaneçam no Grêmio. Com 22 anos, 15 gols e 20 assistências em 82 jogos, a renovação da meio-campista não é tratada como prioridade pelo Tricolor.
Ainda a respeito de saídas, mesmo com contrato, a goleira Lorena não deve permanecer no Grêmio em 2025. A jogadora ganhou destaque com a disputa dos Jogos Olímpicos, recebeu propostas dos EUA e dos Emirados Árabes.
— A gente, quando tem uma goleira no potencial dela, sabe que vai ser atacado no mercado. E isso é normal. O Grêmio vai estar sempre com a porta aberta. A casa da Lorena é o Grêmio. Mas a gente entende também que ela tem algumas ambições familiares e profissionais. Vamos estar aqui para que ela tome a decisão que seja melhor para ela e para o clube — afirmou a técnica Thaissan Passos.
Protagonista no título do Gauchão Feminino, a volante Dayana Rodríguez é outra que ganhou destaque no mercado de transferências. A meio-campista despertou o interesse do Corinthians.
— O futuro é incerto. Ainda mais no futebol feminino, porque a gente fica trocando de time toda hora. Quando as propostas são boas, às vezes, a gente pega ou às vezes a gente vê o que é melhor para nós como atletas. É bastante confidencial isso. Acho que o meu empresário está acordando tudo. Não sei dizer se vou ou fico. O Grêmio está na briga, então eu deixo isso para eles — disse Dayana Rodríguez, em entrevista ao Sem Filtro.
Por outro lado, o Grêmio também está no mercado e já encaminhou a contratação de três atletas. A goleira Raissa e a lateral Katielle, ambas da Ferroviária, e a atacante Yamila Rodríguez, que estava no Santos. Em 2025, as Gurias Gremistas disputarão Supercopa, Brasileirão e Gauchão.
Contrato se encerra em 2024
- Goleira Vivi (deve ir para o Flamengo)
- Lateral-direita Nairelis
- Lateral-direita Sinara (não vai ficar)
- Lateral-esquerda Natane (deve ir para o Botafogo)
- Lateral-esquerda Raissa Bahia (não deve renovar)
- Zagueira Sassá (não deve renovar)
- Meia Rafa Levis (não vai ficar)
- Meia Pri Back (não vai ficar)
- Meia Rita Bove (não deve renovar)
- Meia Dudinha
- Volante Manu Balbinot
- Volante Jessica Peña (deve renovar)
- Volante Dayana Rodríguez
- Volante Natalia Barros
- Volante Joice
- Atacante Caty (acertada com a Ferroviária)
- Atacante Pyetra
- Atacante Kelly Restrepo
- Atacante Cássia (acertada com o Bahia)
- Atacante Shashá
- Atacante Luana Spindler
- Atacante Ludmila
Contrato para 2025
- Goleira: Lorena e Sol
- Zagueira: Tayla, Mónica Ramos e Brito
- Meio-campistas: Bia Santos
- Atacantes: Gisele, Giovaninha, Maria Dias, Dani Barão e Raquel Fernandes
Reforços encaminhados para 2025
- Goleira Raissa (Ferroviária)
- Lateral Katielle (Ferroviária)
- Atacante Yamila Rodríguez (Santos)
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.