As Gurias Gremistas estão em mais uma fase de mata-mata do Gauchão Feminino. Pela semifinal, o Tricolor irá reencontrar o Brasil de Farroupilha.
Líder da segunda fase, a equipe gremista terá o direito de decidir a vaga para a decisão em seus domínios. O jogo de ida será no domingo (10), às 15h, nas Castanheiras.
Desde 2017, ano da reabertura do departamento de futebol feminino, o clube sempre chegou até o jogo do título. Neste retrospecto, o Brasil foi o principal adversário. Em 2024, será a terceira vez em que as equipes estarão frente a frente em uma semifinal.
O confronto mais recente foi na última edição. Repetindo o cenário deste ano, o duelo de ida foi em Farroupilha. Na oportunidade, o Brasil chegou a largar na frente com gol de Isa Padilha. Dani Barão deixou tudo igual para as visitantes e, nos acréscimos, Raquel Fernandes garantiu o 2 a 1.
No jogo de volta, no CT Hélio Dourado, a equipe da capital confirmou o favoritismo em uma tarde inspirada de Raquel Fernandes. A atacante, que segue no clube, marcou três gols na vitória por 5 a 0 e decretou a classificação.
Em 2019, também deu Grêmio. Naquela edição, o campeonato teve uma fórmula diferente: a semifinal foi em jogo único. No Vieirão, em Gravataí, com mando gremista, a equipe aplicou 8 a 0 e confirmou presença na final.
Em 2024, o Grêmio tentará repetir o feito para cumprir o seu principal objetivo: voltar a levantar a taça do Gauchão Feminino.
Na fase anterior, já teve vitória gremista por 6 a 0. No duelo disputado no Estádio da Ulbra, em Canoas, Giovaninha marcou três vezes, além de Luana Spindler, Pri Back e Maria Helena Hurtado.
O retrospecto do Grêmio nas semifinais do Gauchão Feminino
2017
Passou pelo Guarani, de Lajeado, com duas vitórias: 6x0 na ida e 8x0 na volta. Na final, perdeu o título nos pênaltis para o Inter.
2018
Eliminou o Estrela nesta fase do mata-mata com duas vitórias: 6 a 1 na ida e 10 a 1 na volta. O ano terminou com a conquista do título sobre o Inter, nos pênaltis, dentro do Estádio Beira-Rio.
2019
Naquela edição, a decisão foi em jogo único. O Tricolor passou pelo Brasil-Far com uma vitória por 8 a 0, no Vieirão, em Gravataí.
2020 (sem semifinal)
Em virtude da pandemia de covid-19, o Gauchão teve a disputa apenas da fase classificatória e, posteriormente, a final e disputa de terceiro lugar. Na ocasião, o Grêmio perdeu a taça para o Inter.
2021
O Grêmio avançou à decisão do título após eliminar o Flamengo de Tenente Portela. No jogo de ida, venceu por 9 a 1. A vaga foi confirmada com um novo triunfo — 12 a 0 na volta.
2022
O mata-mata foi disputado contra o Elite. Com a vantagem de decidir em casa, o Grêmio encaminhou a classificação no jogo de ida, por 8 a 0. No segundo duelo, voltou a vencer por 12 a 0. O ano marcou o primeiro título das Gurias Gremistas na Arena. A vitória por 4 a 1 selou o título sobre o Inter.
2023
Na edição do ano passado, o primeiro jogo entre Grêmio e Brasil de Farroupilha foi realizado nas Castanheiras. Com um gol nos minutos finais, o Tricolor conseguiu vencer por 2 a 1. Na volta, em Eldorado do Sul, a classificação foi selada com uma goleada por 5 a 0.