As Gurias Coloradas mantiveram a tradição, e avançaram aos mata-matas do Brasileirão Feminino. Desde que o departamento foi retomado, o clube jamais ficou de fora das quartas de final. Nesta temporada, no entanto, o avanço veio apenas na última rodada.
O Inter fez uma temporada abaixo das expectativas, e chegou a lutar contra o rebaixamento em boa parte do campeonato. Na última rodada, no entanto, o clube colorado confirmou sua vaga entre os oito melhores após golear o Santos, no Sesc Protásio Alves, por 6 a 2.
— Isso tudo é produto do trabalho que as jogadoras vêm fazendo há bastante tempo. Elas acreditaram naquilo que a gente propôs para o grupo. Então, estamos colhendo alguns frutos. Claro que agora o campeonato entrou num funil e a gente sabe que vai precisar muito mais ainda de qualidade, trabalhar com muita cabeça, com muito cognitivo para fazer um estudo legal da Ferroviária e poder estar disputando com elas — afirmou o técnico Jorge Barcellos em entrevista a Zero Hora.
O treinador chegou a Porto Alegre em meio à competição. Assumiu o Inter no Gre-Nal da quinta rodada, e comandou a equipe rumo à recuperação. Com ele, as Gurias Coloradas conquistaram seis vitórias, três empates e apenas duas derrotas.
— Isso tudo que aconteceu foi graças às meninas. Elas acreditaram naquilo que a gente propôs, entenderam. A gente foi colocando a ideia de jogo, mudamos um pouco a cara do Inter, sabíamos que podíamos ser competitivos e chegar na segunda fase. Muita gente não acreditou, mas em nenhum momento nós deixamos de acreditar — ressaltou.
O profissional recebeu duas propostas para deixar o Inter em meio à Série A-1, mas recusou ambas. Jorge Barcellos chegou ao Colorado depois de fazer bom início de temporada com o Botafogo, e afirmou que sempre quis treinar o clube gaúcho.
— Eu tinha um sonho de vir trabalhar no Inter, desde 2017, quando eu voltei para o futebol. Falei "um dia, vou trabalhar nesse time". A cor vermelha é a minha cor, até no time de várzea era vermelho (risos). Então, tenho um carinho muito grande pelo Inter. Quando recebi a proposta, minha família disse: "Se tu estás decidido, vai trabalhar no Inter, mas lembra que estão só com dois pontos". E eu falei: "Eu vou de corpo e alma. Se eu tiver tempo para mudar, tenho certeza que vamos dar a volta por cima junto com essas meninas, porque tem muito talento nesse time" — revelou o treinador.
Agora, ele terá mais um grande desafio à frente do clube. Nas quartas de final, o Inter enfrentará a Ferroviária. A equipe de Araraquara foi a vice-líder da fase classificatória.
— A Ferroviária é uma equipe muito forte, que está bem no cenário nacional, assim como o Inter. Acredito que vai ser um jogo muito disputado, muito técnico, muito tático. E vamos ter de pensar em recuperar nossas forças, porque foi um desgaste muito grande (esses últimos jogos). Acredito que a Ferroviária não usou toda força contra o Flamengo, mas estamos muito bem. Temos que crescer cada vez mais para apresentar um futebol maravilhoso e estar representando o RS da melhor maneira possível — explicou.
A CBF ainda não divulgou a tabela detalhada da próxima fase. No entanto, a expectativa é que os jogos de ida ocorram já no final de semana. O Inter será mandante na primeira partida. Enquanto a Ferroviária decidirá em casa.