Todas as atenções da Seleção Brasileira já estão voltadas aos Jogos Olímpicos. Com a viagem para Bordeoux iniciada, a delegação já mira o embate contra a Nigéria, agendado para às 14h do dia 25 de julho, no Stade de Bordeaux. Depois, ainda pela fase inicial e buscando a classificação, o Brasil duelará com Japão, no dia 28, ao meio-dia; e Espanha, no dia 31, também ao meio-dia.
Zero Hora destaca como chegam as adversárias da Seleção na fase inicial da competição. Confira abaixo:
Nigéria
Do grupo brasileiro, foi a última seleção a confirmar classificação. No torneio pré-olímpico da Confederação Africana de Futebol, a Nigéria conquistou a vaga após eliminar a África do Sul.
Ao longo da temporada, foram cinco amistosos realizados, com dois empates, duas vitórias e uma derrota. Além de dois gols marcados e um sofrido. O último teste foi na quarta-feira (17), com tropeço por 1 a 0 para o atual campeão olímpico Canadá. O duelo foi realizado em Andaluzia, no sul da Espanha.
A atacante Asisat Oshoala, que fez história com a camisa do Barcelona e atualmente defende o Bay FC-EUA, é um dos destaques da equipe. Com 29 anos, acumula 25 jogos e 12 gols pela seleção.
Melhor campanha
A Nigéria disputou os Jogos pela primeira vez em 2000. À época, inclusive, foi a primeira seleção africana a participar do torneio. A melhor campanha foi em 2004, quando chegou às quartas de final, mas foi eliminada pela Alemanha após derrota por 2 a 1.
Jogos este ano
- 23/2: Camarões 0x0 Nigéria
- 26/2: Nigéria 1x0 Camarões
- 5/4: Nigéria 1x0 África do Sul
- 9/4: África do Sul 0x0 Nigéria
- 17/7: Nigéria 0x1 Canadá
Atletas convocadas
- Goleiras: Tochukwu Oluehi e Chimaka Nnadozie
- Defensoras: Michelle Alozie, Osinachi Ohale, Nicole Payne, Chidinma e Blessing Demehn
- Meio-campistas: Toni Payne, Christy Ucheibe, Jennifer Echegini, Deborah Abiodun e Rasheedat Ajibade
- Atacantes: Esther Okoronkwo, Asisat Oshoala, Chinonyerem Macleans, Uchenna Kanu, Chinwendu Ihezuo e Ifeoma Onumonu
Japão
Campeão mundial em 2011, o Japão é uma das grandes forças do futebol feminino. Da base ao profissional, o país investe na modalidade e já acumula uma prata olímpica (2012) e dois vice-campeonatos na Copa do Mundo sub-17 (2010 e 2016).
Em 2024, foram sete jogos realizados, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota. Além de 14 gols marcados e cinco sofridos. O último teste foi antes de viajar para Paris, com a goleada por 4 a 0 sobre Gana. Mina Tanaka, Maika Hamano, Aoba Fujino e Riko Ueki marcaram os gols.
A atacante Hinata Miyazawa é o grande destaque japonês. Com cinco gols, ela foi a artilheira da última Copa do Mundo. Pela seleção, são 28 jogos e oito gols.
Melhor campanha
As japonesas disputarão as Olimpíadas pela sexta vez. A melhor campanha foi em 2012, com a medalha de prata. A curiosidade é que, em três edições consecutivas, foram eliminadas pelos Estados Unidos: em 2004, nas quartas; em 2008, nas semis; e em 2012, na final.
Jogos este ano
- 23/2: Coreia do Norte 0x0 Japão
- 27/2: Japão 2x1 Coreia do Norte
- 6/4: Estados Unidos 2x1 Japão
- 9/4: Japão 1x1 Brasil
- 31/5: Japão 2x0 Nova Zelândia
- 3/6: Japão 4x1 Nova Zelândia
- 13/7: Japão 4x0 Gana
Atletas convocadas
- Goleiras: Ayaka Yamashita e Crika Hirao
- Defensoras: Risa Shimizu, Moeka Minami, Saki Kumagai, Hana Takahashi, Toko Koga e Hikaru Kitagawa
- Meio-campistas: Hinata Miyazawa, Kiko Seike, Fuka Nagano, Momoko Tanikawa, Yui Hasegawa, Aoba Fujino e Honoka Hayashi
- Atacantes: Riko Ueki, Mina Tanaka e Maika Hamano
Espanha
As espanholas chegam com grande expectativa nos Jogos Olímpicos. Atuais campeãs mundiais, buscam a dobradinha com o ouro em Paris.
Ao longo do ano, a seleção espanhola já realizou oito jogos. São sete vitórias e apenas uma derrota. Além de 23 gols marcados e cinco sofridos. Em preparação para Paris foram dois testes no mês de julho: a derrota para a República Tcheca, por 2 a 1, e a vitória sobre a Bélgica, por 2 a 0.
Atual melhor do mundo pela Fifa, a meia Aitana Bonmatí é o grande destaque da Espanha. A jogadora também foi eleita a melhor da última Copa do Mundo. Com 26 anos, a jogadora já acumula 52 jogos e 24 gols pela seleção.
Melhor campanha
Mesmo com tradição no masculino, a Espanha disputará o futebol feminino olímpico pela primeira vez em 2024. A vaga foi conquistada através da Liga das Nações da Uefa.
Jogos este ano
- 23/2: Espanha 3x0 Holanda
- 28/2: Espanha 2x0 França
- 5/4: Bélgica 0x7 Espanha
- 9/4: Espanha 3x1 República Tcheca
- 31/5: Dinamarca 0x2 Espanha
- 4/6: Espanha 3x2 Dinamarca
- 12/7: República Tcheca 2x1 Espanha
- 16/7: Espanha 2x0 Bélgica
Atletas convocadas
- Goleiras: Misa Rodriguez e Cata Coll
- Defensoras: Ona Batlle, Irene Paredes, Oihane Hernandez, Laia Aleixandri, Laia Codina e Olga Carmona
- Meio-campistas: Teresa Abelleira, Aitana Bonmatí, Alexia Putellas e Patri Guijarro
- Atacantes: Athenea Del Castillo, Mariona Caldentey, Salma Paralluelo, Jennifer Hermoso, Eva Navarro e Lucia Garcia