A meia espanhola Aitana Bonmatí foi premiada neste domingo (20) como a melhor jogadora da Copa do Mundo Feminina de 2023. A escolha ocorreu após a final, que teve a Espanha como campeã, ao vencer a Inglaterra por 1 a 0 no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália.
A versátil meio-campista de 25 anos, que joga no Barcelona, foi muito regular ao longo do torneio, em que disputou todos os jogos, marcou três gols e concedeu duas assistências. Sendo, assim, um dos pilares da equipe comandada pelo técnico Jorge Vilda.
— Não tenho palavras. Estou muito orgulhosa, fizemos um grande torneio — disse Bonmatí à BBC após a conquista que veio com um gol da lateral-esquerda Olga Carmona, aos 29 minutos.
A japonesa Hinata Miyazawa recebeu a Chuteira de Ouro do torneio como artilheira, com cinco gols marcados. A goleira britânica Mary Earps, que defendeu um pênalti cobrado por Jenifer Hermoso na final, ficou com a Luva de Ouro. Enquanto o prêmio de melhor jogadora jovem foi para a atacante espanhola Salma Paralluelo