As Gurias Coloradas conquistaram um ponto importante diante da vice-líder Ferroviária no Brasileirão Feminino nesta quinta-feira (27). Em partida atrasada pela nona rodada, o Inter viu o time adversário sair à frente, com Mylena Carioca, mas conseguiu responder com Tamara Bolt, para empatar em 1 a 1. O resultado deixa o time gaúcho na 14ª colocação da tabela, com quatro pontos a mais do que Santos e Botafogo, os primeiros no Z-4. Para ampliar a gordura, a equipe volta a campo na segunda-feira (1º), às 15h, contra o Bragantino.
Com o retorno de Capelinha, após cumprir suspensão, o técnico Jorge Barcellos fez uma alteração no time titular. A volante iniciou entre as 11 ao lado de Gabi Morais, Pati Llanos e Letícia Monteiro no meio de campo. O setor defensivo foi mantido, com Tainá no gol, e a linha à sua frente com Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Katrine. Enquanto Priscila e Belén Aquino foram as peças escolhidas para o ataque colorado.
O Inter começou o jogo com mais posse de bola, mas encontrava dificuldades para criar jogadas de perigo. A Ferroviária tinha tranquilidade para neutralizar as ações coloradas e, logo em sua primeira chegada à área, abriu o placar.
Aos 12 minutos, após escanteio para as Guerreiras Grenás, Pati Llanos tentou afastar a sobra, mas deixou a bola nos pés de Nicoly. A meio-campista cruzou à área e Neném finalizou, para que Tainá defendesse parcialmente. Na sobra, porém, Mylena Carioca mandou de pé direito para a rede, colocando o time paulista em vantagem.
Na tentativa de responder, o técnico Jorge Barcellos inverteu os posicionamentos de Belén Aquino e Priscila, com a brasileira indo para a esquerda e a uruguaia assumindo a ponta direita. Além disso, Capelinha recuou e passou a atuar como primeira volante, para que Gabi Morais pudesse ajudar na criação de jogadas.
Mesmo assim, o Inter tinha dificuldades para vencer a marcação grená e não levava perigo à defesa adversária. A primeira boa chance veio só aos 41 minutos, com Belén Aquino finalizando da esquerda e exigindo que Luciana defendesse com as mãos trocadas. A bola saiu em escanteio, que Katrine cobrou com perfeição, na cabeça de Tamara Bolt. A lateral-direita estufou as redes e permitiu que o Inter fosse ao intervalo com a igualdade no placar.
Antes de a primeira etapa se encerrar, o clube colorado chegou a reclamar de um pênalti, aos 45, após falta de Neném em Belén Aquino, na grande área. Mas a arbitragem entendeu como lance normal e mandou o lance seguir.
Almejando os três pontos, a Ferroviária voltou para a etapa complementar com a primeira chance de ficar à frente. Logo aos 4, Duda Santos cobrou falta frontal e Andressa buscou o cabeceio, na pequena área, mas mandou muito longe do gol defendido por Tainá.
A partir de então, o Inter começou a dominar as ações do jogo e conseguiu responder três minutos depois, após finalização de Letícia Monteiro que, mesmo desequilibrada no centro da área, buscou o chute, mas mandou nas mãos de Luciana. Aos 24, Belén Aquino ainda arriscou da entrada da área, porém a goleira da Ferroviária fez defesa segura.
Tamara Bolt quase resolveu a partida aos 36 minutos. Em contra-ataque pela direita, chutou cruzado, mas Luciana conseguiu afastar o que seria o segundo gol do Inter. Dois minutos depois, Letícia Monteiro tentou cruzamento rasteiro à área, e a goleira da Ferroviária afastou com os pés, antes que alguma colorada conseguisse empurrar às redes.
O Inter insistia na busca pelo gol, que significaria um respiro ainda maior em relação à zona de rebaixamento. Mas sem sucesso. Nos minutos finais, as Gurias Coloradas chegaram a criar oportunidades com Priscila e Belén Aquino, mas sempre parando na boa goleira Luciana.
Brasileirão — 9ª rodada — 27/6/2024
Inter (1)
Tainá; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Katrine; Gabi Morais (Analuyza, 33'/2º), Capelinha, Pati Llanos (Zóio, 17'/2º) e Letícia Monteiro (Marzia, 41'/2º); Priscila e Belén Aquino. Técnico: Jorge Barcellos.
Ferroviária (1)
Luciana; Kati, Rafa Soares, Luana e Barrinha (Dos Santos, 18'/2º); Nicoly, Duda Santos e Micaelly (Andressa, INT); Mylena Carioca (Fer, 41'/2º), Neném (Raquel, 18'/2º) e Lelê (Nat Vendito, INT). Técnica: Jéssica de Lima.
GOLS: Mylena Carioca (F), aos 12min, Tamara Bolt (I), aos 42min, do 1º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Micaelly e Luana (F).
ARBITRAGEM: Mariana Regina de Paiva Oliveira (RN), auxiliada por Ariela Duarte da Silveira (RS) e Conrado Bittencourt Berger (RS).
LOCAL: Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre (RS).
Próximo jogo
Segunda-feira, 1º/7 – 15h
Inter x Bragantino
Sesc Protásio Alves, Porto Alegre – Brasileirão Feminino (11ª rodada)