As Gurias Gremistas, enfim, estão de volta ao G-8 do Brasileirão Feminino. Em jogo atrasado pela 11ª rodada, o Tricolor venceu o Atlético-MG, por 2 a 1, nesta quinta-feira (27). Com o placar, o time subiu para a sexta posição, somando 20 pontos.
Na Arena Gregorão, em Contagem, todos os gols foram anotados no primeiro tempo. Giovaninha e Cássia marcaram para o Grêmio, enquanto Anny Marabá descontou para o Atlético-MG.
Se o time gaúcho está próximo de avançar aos mata-matas, o clube mineiro já está rebaixado para a Série A-2, com rodadas de antecedência.
1° tempo movimentado e de gols
A escalação em Contagem teve mudanças em relação à derrota para o Santos. No gol, Vivi foi escolhida e Lorena ficou no banco. Ainda, na defesa, sem a zagueira Mónica Ramos e a volante Jessica Peña, Tayla formou a dupla de zaga com Brito. No meio-campo, Caty foi recuada e atuou no meio-campo. As onze iniciam foram Vivi; Dani Barão, Brito, Tayla e Raissa Bahia; Dayana Rodríguez, Raquel Fernandes e Caty; Ludmila, Giovaninha e Cássia.
Com o objetivo definido de entrar no G-8, o Grêmio começou a construção do resultado nos momentos iniciais. Aos 3 minutos, na primeira chance, Raquel Fernandes cobrou falta do lado esquerdo de ataque. Na bola alçada, a zaga do Atlético afastou mal. Giovaninha estava atenta e dentro da pequena área mandou para o gol.
A presença no campo de ataque seguiu, e de um lance inesperado surgiu o segundo gol. Aos 8, Dayana Rodríguez roubou a bola na intermediária e acionou Cássia. A atacante viu a goleira Marcelle adiantada e acertou um golaço da intermediária.
Os dois gols do Grêmio no início davam indicativos de um possível goleada ainda no primeiro tempo. No entanto, aos 10 minutos, em uma marcação confusa da arbitragem, Karina Carvalho Rocha assinalou pênalti após falta de Brito em Anny Marabá. A própria camisa 9 fez a cobrança e guardou.
O quarto gol do jogo poderia ser marcado, mas faltou um pouco de sorte e capricho para as Gurias Gremistas. Aos 17 minutos, a arbitragem marcou o segundo pênalti, desta vez a favor do Grêmio. Após o cruzamento para a grande área, Karol Alves desviou com a mão. Ludmila pegou a bola e foi para cobrança. A atacante gremista tentou o canto esquerdo, mas a conclusão saiu ao lado do poste.
Se o início de jogo foi movimentado, com rede balançando, a parte restante do primeiro tempo foi mais truncada. Muitos confrontos físicos e sem grandes conclusões. No caso do Grêmio, pecou na construção de jogadas. As bolas alçadas para área não foram aproveitadas.
Grêmio sofre pressão, mas segura o resultado
Com a mesma formação, o Grêmio voltou para a etapa final para tentar ampliar a vantagem. E isso quase aconteceu aos 7 minutos. Raissa Bahia avançou pelo lado esquerdo e, na tentativa de um cruzamento, quase surpreendeu a goleira Marcelle.
A resposta do Galo também gerou perigo. Na construção pelo lado direito, Laura recebeu na entrada da grande área e arriscou a conclusão de pé direito. A goleira Vivi fez a defesa, sem rebote. Mesmo já rebaixada para a Série A-2, a equipe do Atlético ainda tentava o resultado para terminar a campanha com melhor saldo.
Para calibrar o ataque, a técnica Thaissan Passos promoveu duas mudanças, já aos 19 minutos: Gisele e Shashá entraram nas vagas de Ludmila e Caty, respectivamente.
As alteração surtiram efeitos nos primeiros minutos. Em momento de pressão, o Grêmio criou duas chances de gol. A primeira com Cássia, após receber de Raquel Fernandes. A artilheira aproveitou o passe e chegou chutando. Marcelle pulou no lado direito para espalmar. O segundo lance veio após cobrança de escanteio. Gisele, recém-convocada para a Seleção Brasileira sub-20, apareceu na segunda trave e cabeceou no ângulo, mas a bola não entrou.
Nos momentos finais, o Atlético foi para cima. Primeiro, em cobrança de falta da intermediária, Laura arriscou direto. O chute foi forte, mas sem sustos para a goleira Vivi, que pegou no centro do gol. Na sequência, na bola alçada para área, a zagueira Thamirys apareceu como elemento surpresa e cabeceou, mas a finalização foi para fora.
Para segurar o resultado e o momento de pressão do Atlético, o Grêmio ainda teve as entradas de Manu Balbinot e Luana Spindler, nas saídas de Dayana Rodríguez e Giovaninha.
Nos acréscimos, Dani Barão foi expulsa por acertar o rosto de Luana, camisa 8 do Atlético-MG. Justamente no jogo em que voltou de suspensão, a lateral do Grêmio determinou que será desfalque no futuro. Ainda deu tempo para que Sheila, do Atlético-MG, também fosse advertida com cartão vermelho.
Com problema muscular, Luana Spindler ainda precisou ser substituída nos acréscimos. Rafa Levis entrou no seu lugar. Depois de um tudo nos momentos finais, o apito decretou a vitória do Grêmio.
Agora, os times terão uma pausa. Em virtude dos Jogos Olímpicos de Paris, as duas últimas rodadas serão realizadas somente no mês de agosto. O Grêmio ainda terá Real Brasília e São Paulo para carimbar o passaporte às quartas de final.