O Gre-Nal da próxima segunda-feira (15) surge como um divisor de águas na temporada das Gurias Coloradas. Os resultados na arrancada do Brasileirão ligaram um sinal de alerta e o time passou por mudanças. Para o jogo desta quinta rodada, a principal atração será a estreia de Jorge Barcellos na casamata.
Antes mesmo da data Fifa, a diretoria iniciou a alteração no comando técnico. A saída de Brenno Basso foi confirmada em 25 de março, depois da derrota para o Cruzeiro. Ainda na noite do dia 29, o clube oficializou a chegada de Jorge Barcellos.
O profissional, de 56 anos, estava no Botafogo antes de ser contratado. O perfil experiente, com passagem, inclusive, pela Seleção Brasileira, se encaixou na proposta buscada pelos dirigentes. O currículo ainda conta com trabalhos no Vasco e Avaí Kindermann, por exemplo.
Desde o desembarque em Porto Alegre até o dia do Gre-Nal, serão pouco mais de 10 dias para o início de trabalho e a remobilização para tirar o time da zona de rebaixamento.
O peso dos três pontos no clássico
A derrota para o Corinthians, por 3 a 0, antes da pausa para a data Fifa, decretou uma sequência incômoda: em quatro jogos disputados, o Inter não conseguiu vencer em nenhuma oportunidade.
O aproveitamento de apenas de 16%, aponta para dois empates e duas derrotas nesta arrancada. Com isso, o clube está na 14ª colocação, na zona do Z-4.
Depois do clássico Gre-Nal, o time ainda terá um confronto direto contra o Flamengo, que também ocupa a zona do rebaixamento neste momento. O duelo será no dia 21 de abril, em casa, pela sexta rodada.
Disputa no gol
Uma das medidas do novo técnico será a definição no gol. As falhas de May durante as três rodadas iniciais fizeram com ela perdesse espaço no último jogo. Sob o comando do interino David da Silva, Mari Ribeiro ganhou sua primeira chance como titular.
Mesmo sofrendo três gols em seu primeiro jogo, contra o Corinthians, Mari Ribeiro é vista com muita estima dentro do clube. A jovem de 18 anos é um dos destaques da base e já é figura carimbada nas convocações da seleção sub-20.
Do outro lado, May possui um histórico decisivo em anos anteriores. No Brasileirão de 2022, uma de suas defesas garantiu a classificação para final e a vaga para a primeira participação do clube em uma edição de Libertadores Feminina.
No ano passado, com a titularidade absoluta de Gabi Barbieri, teve poucas oportunidades. A temporada de 2024 poderá ser um recomeço com a camisa do Inter.
Esperança na goleadora
O protagonismo conquistado no ano último ano faz com Priscila seja vista como a principal referência técnica das Gurias Coloradas. Apesar disso, a goleadora ainda não conseguiu repetir o mesmo poder de decisão nesta arrancada.
Os resultados da equipe no Brasileirão contrastam com o baixo aproveitamento do ataque. Em quatro jogos, foram apenas três gols marcados. A atacante anotou o seu único diante do Cruzeiro, na derrota por 3 a 1.
O histórico em clássicos poderá ajudar Priscila a reconquistar a fase goleadora. Até o momento, em sete jogos, ela já balançou as redes contra o Grêmio em quatro oportunidades. O último gol decretou a conquista do Gauchão de 2023 para o Inter, dentro da Arena.