As Gurias Gremistas irão encarar o clássico contra o Inter buscando a afirmação no Brasileirão Feminino. Além da rivalidade, o primeiro Gre-Nal do ano surge como possibilidade de se manter dentro da zona de classificação. O duelo será na próxima segunda-feira (15).
Antes da pausa para a data Fifa, a campanha em quatro rodadas teve duas vitórias, um empate e uma derrota. Mesmo com o revés por 2 a 1, diante do Palmeiras, no dia 28 de março, o clube ainda seguiu na oitava posição.
A conquista do três pontos seria mais um passo decisivo na luta pela classificação aos matas. No formato do Brasileirão, apenas as oito melhores equipes irão garantir a vaga após as 15 rodadas.
Para atingir o objetivo, a técnica Thaissan Passos não poderá repetir a mesma escalação da última partida.
Baixas por lesões e suspensão
A primeira alteração prevista para encarar o Inter é em relação ao ataque. A atacante Cássia recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras e precisará cumprir suspensão. Mais mudanças serão necessárias.
Neste momento, quatro nomes à nível de titularidade estão afastadas por lesões. Em uma projeção otimista, apenas Mónica Ramos teria condições de estar novamente à disposição. A zagueira teve uma lesão muscular na posterior da coxa.
Afastadas das últimas duas rodadas, as meias Rita Bove e Rafa Levis deverão seguir de fora. A primeira teve uma lesão muscular na posterior da coxa direita. O tempo varia de quatro até oito semanas.
Rafa Levis sofreu uma lesão multiligamentar no tornozelo. O problema surgiu no dia 23 de março, no último treino antes do jogo contra o Fluminense. A estimativa é que ela possa voltar em quatro semanas.
Por fim, a goleira Vivi, que vinha sendo titular, sofreu uma ruptura parcial do tendão do gastrocnêmio medial— músculo localizado na região posterior da perna. Segundo a previsão da assessoria, ela deverá ficar afastada por cerca de um mês.
Lorena poderá ganhar sequência
Depois de passar um longo tempo afastada, Lorena ainda vive um processo de retomada. Por conta de uma lesão ligamentar, ela ficou fora do gramados por quase um ano. A partir do Brasileirão, passou a ganhar minutagem.
Já neste reinício, também recebeu um voto de confiança de Arthur Elias, que a convocou para a disputa da SheBelieves Cup, nesta data Fifa de abril. Os minutos jogados com a camisa da Seleção poderão ajudar na sequência com o Grêmio.
Com a situação médica de Vivi, a tendência é que Lorena possa ser titular no clássico Gre-Nal.
Estreante no comando
O clássico pela quinta rodada será o primeiro para a técnica Thaissan Passos. Contratada neste ano, após a saída de Marcelo Frigério, a profissional tem a missão de tornar o clube mais competitivo no cenário nacional.
Depois de perder o título gaúcho de 2023, jogando na Arena, uma vitória diante das rivais poderá reforçar a confiança do elenco para a sequência do ano.