O Palmeiras encerrou a sequência de duas vitórias seguidas das Gurias Gremistas no Brasileirão Feminino. Nesta quinta-feira (28), o Tricolor foi derrotado pelo placar de 2 a 1, pela quarta rodada, no Estádio Airton Ferreira da Silva, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
O time paulista marcou com Fê Palermo e Tainá Maranhão. No segundo tempo, o Grêmio chegou ao gol de desconto após tentativa de Cássia e desvio contra da zagueira Pati Maldaner.
Com o resultado, a equipe gremista estaciona nos seis pontos e cai para a quinta posição, momentaneamente. Em virtude da data Fifa, a competição terá uma pausa. O próximo compromisso será no dia 12 de abril, no clássico Gre-Nal, com mando do Inter.
Vantagem do time paulista no primeiro tempo
A principal novidade na escalação da técnica da Thaissan Passos foi Lorena entre as titulares. A goleira, que já tinha atuado no segundo tempo da última rodada, assumiu a posição também em virtude da lesão de Vivi. Antes do jogo começar, o clube informou que ela teve uma ruptura parcial do tendão do gastrocnêmio medial. O time foi a campo com: Lorena; Dani Barão, Tayla, Brito e Raissa Bahia; Jessica Peña, Dayana Rodríguez e Raquel Fernandes; Giovaninha, Caty e Cássia.
Com a marcação forte do Palmeiras, o Grêmio encontrou algumas dificuldades para criar triangulações no meio-campo. A solução inicial foi arriscar conclusões de fora da área. Na faixa dos 8 minutos, Jessica Penã e Dayana arriscaram, mas sem levar grandes sustos para a goleira Natascha.
Apesar de te maior presença no ataque, o Grêmio viu o Palmeiras ser efetivo na primeira chegada ao ataque. Aos 25 minutos, em jogada pelo lado esquerdo, Amanda Gutierres fez o cruzamento e bola foi direto para o gol. Lorena, que estava adiantada, ainda conseguiu espalmar. Mas, no rebote, Fê Palermo fechou na segunda trave e conseguiu concluir para o gol.
Depois de sofrer o 1 a 0, o Grêmio tentou a resposta no lance seguinte. Caty cobrou lateral rápido e Dayana arriscou da meia-esquerda, mas Natascha fez a defesa. Novamente, aos 37 minutos, chegou ao ataque na chance mais clara. Na troca de passes, Dayana descolou passe por cima da defesa e encontrou Raquel Fernandes ingressando na grande área. A atacante gremista tentou encobrir, mas Natasha fez a defesa providencial.
Os minutos finais foram marcados por confusão. Após impedir o avanço de Cássia em contra-ataque, Giovanna Campiolo recebeu o segundo amarelo e foi expulsa. Antes do apito final, a própria atacante gremista foi advertida com amarelo por acertar o pé no rosto da adversária.
O cartão recebido por Cássia irá interferir na próxima rodada. Por entrar no jogo pendurada, ela será desfalque para o Grêmio no clássico Gre-Nal.
Mesmo com uma jogadora a mais, Grêmio não consegue a recuperação
Para aproveitar a vantagem numérica em campo, a técnica Thaissan Passos promoveu a entrada de Nairelis na lateral direita na vaga da atacante Giovaninha. Com isso, Dani Barão foi colocada de forma mais avançada no ataque.
O ímpeto, no entanto, começou com o Palmeiras. A primeira chance surgiu aos 10 minutos, quando Laís Estevam, ex-Grêmio, apareceu livre na grande área e recebeu o cruzamento, mas a centroavante não pegou bem na bola. Na segunda chance, no entanto, o Palmeiras não despediçou.
A segunda chance veio dois minutos depois. Em jogada puxada por Laís Estevam do lado esquerdo, o cruzamento não foi afastado pela defesa e sobrou para Tainá Maranhão. Ela fintou a marcação e bateu cruzado, forte, no canto direito de Lorena. Era o 2 a 0 no placar.
Para reduzir o prejuízo, Shashá foi chamada pela técnica gremista na vaga de Caty. E, com a participação da atacante, o Grêmio chegou ao gol de desconto.
Aos 23 minutos, Shashá acionou Raquel Fernando do lado esquerdo, que fez um lançamento com perfeição e deixou Cássia cara a cara com a goleira do Palmeiras. Natascha conseguiu desviar, mas a bola bateu, de forma involuntária, em Pati Maldaner e morreu no fundo das redes. Era o gol contra da atleta que passou pelo Tricolor no ano passado.
Para buscar o empate, Luana Spindler deu fôlego ao ataque na vaga de Dani Barão, além de Ludmila no lugar de Jessica Peña. Mesmo com a pressão nos instantes finais, faltou tranquilidade e a defesa do Palmeiras conseguiu segurar o resultado em Eldorado do Sul. Lorena ainda se esticou toda e defendeu a última conclusão do jogo de Tainá Maranhão.
Agora, a chance de recuperação será no clássico Gre-Nal. A data Fifa irá gerar um fôlego no calendário e serão 14 dias de preparação.