Depois de viabilizar a estrutura de treinos e alojamento, o Grêmio trabalha para que o Complexo da Ulbra, em Canoas, também possa receber os jogos das Gurias Gremistas. O clube já está em tratativas com gestores municipais para obter os laudos necessários. Há expectativa para que isso possa ocorrer ainda durante o Brasileirão.
Para tirar o plano do papel, o passo inicial será uma análise do local para as devidas adequações e liberações de alvarás. Quem será responsável por esta interlocução é a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) do município.
As tratativas começaram nesta segunda-feira (25), em reunião entre o presidente Alberto Guerra, José Carlos Duarte, vice-presidente do Conselho de Administração, o ex-jogador Anderson Polga, e o secretário Jerson Cunha e o adjunto Marcio Antônio da Silva, ambos da SMEL.
Conforme apurado por GZH, a primeira visita no estádio será no início do mês de abril. Neste momento, a estrutura vem sendo utilizada por equipes de base da Ulbra Sport. Com isso, o gramado tem recebido manutenções frequentes. No entanto, a projeção é de novas melhorias para obter a capacidade de receber os futuros jogos.
Desde o início da pré-temporada de 2024, o complexo tornou-se a casa das Gurias Gremistas. A estrutura conta com dois campos suplementares destinados a treinamentos, um campo de futebol sete, academia e três ginásios multiuso. O alojamento dispõe de 17 apartamentos, além de auditório, vestiários e refeitório.
Neste momento, na disputa do Brasileirão Feminino, o Grêmio tem mandado seus jogos no Estádio Airton Ferreira da Silva, junto ao CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Em uma projeção otimista, Canoas poderá sediar alguma das rodadas do torneio nacional. A partir do segundo semestre, o Tricolor terá a participação no Gauchão.
A intenção da diretoria gremista é melhorar a infraestrutura do time feminino. Com a possibilidade de jogar as partidas dentro do próprio complexo, o elenco e comissão técnica teriam uma facilidade na logística. Além disso, haveria a possibilidade de aproximar ainda mais os torcedores da equipe.
— Sem dúvida nenhuma, o principal é o apoio da torcida. Canoas é a cidade do interior que tem mais gremistas sócios e que certamente poderia fazer uma diferença nos jogos — afirmou o mandatário gremista durante a reunião.
Do outro lado, há o interesse da prefeitura local de incentivar a prática do esporte e desenvolver a modalidade, conforme avaliou o secretário Jerson Cunha:
— A prefeitura vai, com certeza, fazer todos os esforços possíveis para que possamos levar para o estádio da Universidade os jogos da equipe já no Campeonato Brasileiro. Isso pode movimentar o município e consolidar, novamente, Canoas como a cidade do esporte.
Estádio já recebeu jogos da dupla Gre-Nal pelo Gauchão
No retrospecto mais recente de suas participações na elite do estadual masculino, a equipe do Canoas, que sediava os jogos no estádio, teve enfrentamentos contra a dupla Gre-Nal. Em 2012, por exemplo, o Tricolor venceu pelo placar de 3 a 1, com gols de Gabriel, Marcelo Moreno e Kleber Gladiador.
Em 2013, no último ano do time canoense na principal divisão, o enfrentamento contra o Inter marcou o jogo 200 de D'Alessandro. Naquela primeira rodada da Taça Farroupiha, Diego Forlán, Leandro Damião e Josimar garantiram a vitória por 3 a 1.