A Seleção Brasileira Feminina terá sua primeira decisão de título em 2024, neste domingo (10), diante dos Estados Unidos, pela final da Copa Ouro. A partida será realizada no Snapdragom Stadium, às 21h15min (horário de Brasília), em San Diego.
A final será a oportunidade da primeira taça sob o comando do técnico Arthur Elias, que foi anunciado em setembro do ano passado. Mesmo diante da tradicional equipe dos Estados Unidos, a campanha do Brasil até aqui abre margem para um resultado positivo diante das adversárias, que são favoritas.
O desempenho de 100% de aproveitamento começou a ser construído ainda na fase de grupos. Em três rodadas, vitórias sobre Porto Rico, Colômbia e Panamá. No primeiro mata, triunfo de 5 a 1 sobre a Argentina. No último duelo, um resultado consistente por 3 a 0 diante do México, que havia vencido os EUA, por exemplo. Ao todo, foram 15 gols marcados e apenas um sofrido.
Do outro lado, os Estados Unidos chegam com o nível de confiança maior após enfrentarem seleções tradicionais na fase eliminatória. Nas quartas, passaram pela Colômbia com placar de 3 a 0. Nas semifinais, eliminaram o Canadá nos pênaltis.
Diante das norte-americanas, a Seleção terá a chance de melhorar um retrospecto negativo. No total, as equipes já se enfrentaram em 30 oportunidades. Os números apontam para 23 vitórias dos Estados Unidos, quatro empates e apenas três vitórias brasileiras.
Além da oportunidade de começar o ano com o título, o jogo decisivo será mais um teste em preparação para a principal competição da temporada: os Jogos Olímpicos de Paris.