O primeiro compromisso do ano para as Gurias Coloradas será a oportunidade de conquistar um título em três decisões. A primeira delas, de cara, será em um clássico contra o Corinthians, neste domingo (11), às 10h30min, pelas quartas de final da Supercopa Feminina, no Estádio Beira-Rio.
A competição, que abre o calendário para os elencos principais no Brasil, tem um modelo diferente em relação ao masculino. No atual formato, são oito clubes participantes, levando em conta a classificação das séries A-1 e A-2 do Brasileirão do ano passado, limitado a um por estado. Em virtude dos critérios, o Inter é o único representante do RS.
A Supercopa já inicia na fase de quartas de final. Em todas as etapas, as decisões serão em jogos únicos. Portanto, em caso de empate no tempo regulamentar, a vaga ou o título serão definidos nos pênaltis.
O sorteio para a estreia determinou que os caminhos de Inter e Corinthians já se cruzassem no primeiro jogo do ano. A rivalidade, que já protagonizou decisões de Brasileirão e Libertadores, voltará a ter um novo capítulo na Supercopa. De um lado, as Gurias Coloradas querem derrubar um retrospecto indigesto, as Brabas, de outro, querem manter a hegemonia e buscar o tricampeonato.
Este será o décimo jogo entre Inter e Corinthians. Desde 2019, foram cinco vitórias do time paulista e apenas uma da equipe gaúcha, além de três empates. Na contagem de gols, o ataque corinthiano marcou 22 vezes. Priscila, eleita a Rainha da América, marcou três dos sete gols do colorado nos enfrentamentos.
Como os técnicos estão preparando as estratégias
Por se tratar de um clássico, os times já se conhecem a bastante tempo. Por isso, as estratégias de jogo precisam de uma atenção ainda maior dos treinadores. Cada detalhe poderá ser decisivo, como avalia Brenno Basso.
— Vamos lapidar todo o nosso diamante, que é o nosso jogo, que é a nossa equipe. O intuito sempre vai ser colocar no momento que tocar o hino, o que a gente tem de melhor, de maior potencial. Quando falamos que virou um clássico é porque estamos nos enfrentando com frequência. Os jogos estão sempre muito evidentes. Então, detalhes fazem a diferença. É saber da característica individual de um atleta, vulnerabilidade, e poder aproveitar — declarou à GZH.
Lucas Piccinato, que fará sua estreia no comando técnico do Corinthians, terá a primeira experiência de como lidar com a expectativa criada pelo torcedor com a sua chegada. O profissional terá a missão de dar sequência a trajetória vitoriosa do clube nos últimos anos. A passagem recente por Porto Alegre não é um fato de total conforto para a partida.
— Vai ser um jogo muito difícil. É uma equipe que se estruturou muito bem no final da temporada, que vai se preparar muito bem jogando como mandante. É um time com peças individuais, mas que tem o conjunto. Será um grande um desafio. Teremos que nos preparar muito mentalmente para as adversidades que poderão ocorrer dentro da partida. O fato de eu conhecer o clube poderá trazer algumas facilidades, mas também adversidades. Tenho certeza que será uma grande partida — apontou em entrevista coletiva.
Em relação ao último encontro, na disputa das semifinais da Libertadores Feminina, no mês de outubro, as estruturas dos times passaram por modificações. No caso de Inter e Corinthians, a principal delas está no comando técnico.
Na partida realizada na Colômbia, as Gurias Coloradas ainda estavam sob o comando de Lucas Piccinato. Mesmo com o pouco tempo de trabalho, apenas no segundo semestre, o profissional conduziu o clube na primeira Libertadores e na conquista do Gauchão sobre o Grêmio.
O rendimento resultou na proposta do Corinthians para que ele fosse o substituto de Arthur Elias, técnico da Seleção Brasileira Feminina. O convite foi aceito e a diretoria colorada precisou ir ao mercado novamente.
O escolhido foi Brenno Basso, que estava no Athletico-PR. O comandante foi anunciado nos últimos dias de novembro e teve poucos dias até o primeiro compromisso: a disputa da Ladies Cup. Mesmo com o trabalho inicial, o time terminou o certame com a conquista da taça.
Para 2024, a montagem do grupo de jogadoras teve uma situação diferente em relação ao último ano. A primeira ação da diretoria foi garantir a manutenção de dois dos seus principais destaques: as atacantes Priscila e Belén Aquino. Ambas despertaram interesse de outros clubes, mas assinaram a extensão de vínculo ate 2026.
A estrutura do time também foi assegurada. Entre as nove saídas, apenas três eram consideradas titulares: a goleira Gabi Barbieri e a volante Djeni, que acertaram com o Flamengo, e a lateral Eskerdinha, anunciada pelo Palmeiras. Quatro nomes foram anunciados para as reposições: Tainá, goleira, Katrine, lateral, Joana Mylena, meio-campista, e Yenny Acuña, atacante.
O elenco do Corinthians que irá estrear em Porto Alegre segue com peças-chave que consolidaram o desempenho esportivo de sucesso das últimas temporada. Nomes como da goleira Lelê, da lateral Tamires, da meia Vic Albuquerque e das atacante Gabi Portilho e Jaqueline renovaram seus vínculos. Em contrapartida, nomes como Kati, Andressa Pereira, Luana Bertolucci e Diany se despediram.
Para reforçar o grupo, um dos principais nomes contratados foi da zagueira Daniela Arias, titular da seleção da Colômbia na Copa do Mundo do ano passado. A atleta, que estava no América de Cali, já teve sua situação regularizada e poderá estrear no Beira-Rio.
Sócios terão acesso liberado
O Inter quer aproveitar a sorte no sorteio para tornar o Beira-Rio como mais um elemento positivo para a decisão. Para isso, a diretoria tem feito diversas promoções aos sócios e ao público em geral.
Sócios de todas as categorias terão acesso liberado, sem custos. Para isso, deve-se realizar o check-in no Mundo Colorado ou retirar o ingresso gratuitamente. Os associados ainda terão direito de comprar uma nova entrada, de forma gratuita, para levar um acompanhante.
Além disso, os mesmos sócios que acessarem o estádio terão direito a um ingresso cortesia para o jogo do time masculino, no dia 14, quando o Inter irá receber o Brasil de Pelotas, pelo Gauchão.
Para o público em geral e torcedores que não são associados, o valor será de R$10. A comercialização será a partir das 10h de sexta-feira. A bilheteria, junto ao Gigantinho, estará disponível no dia do jogo, entre 8h até 11h30min, para sócios e não sócios.
—É um jogo muito importante e esperamos todos os torcedores para fazer uma grande festa. O Inter é muito mais forte com o apoio da torcida. Então, esperamos que os torcedores possam possam lotar o Beira-Rio, que façam uma festa linda, porque a gente vai procurar fazer uma festa linda de dentro do campo —destacou a zagueira e capitã Bruna Benites a GZH.
Possíveis adversárias
Quem passar do confronto entre Inter e Corinthians, irá enfrentar a vencedora de Flamengo e Ferroviária, nas semifinais. O outro duelo de quartas será no domingo, no mesmo horário, no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. Do outro lado da chave, os jogos serão entre Real Brasília e Cruzeiro e Avaí Kindermann e Fluminense. Os times de Distrito Federal e Santa Catarina jogarão como mandantes nesta fase.
A fase de semifinal será realizada já na próxima quarta-feira (14). A finalíssima está marcada para o dia 18 de fevereiro.