Além dos reforços, o grupo das Gurias Gremistas terá o incremento de jovens da base para a temporada de 2024. Na apresentação desta terça-feira (23), na Arena, algumas caras novas já se apresentaram para iniciar os trabalhos com a técnica Thaissan Passos.
Neste momento, as jovens escolhidas foram: as meias Dudinha e Jóice, além das atacantes Júlia Martins e Giovaninha. Na apresentação, a atacante Gisele, um dos destaques da base no último ano, também esteve presente. Segundo o clube, mesmo integrando a equipe sub-17, ela estará à disposição da equipe principal na temporada.
No caso das quatro atletas que foram promovidas, elas também poderão disputar o Brasileirão Feminino sub-20. A competição começa para o clube a partir de fevereiro. O Tricolor foi sorteado no Grupo A, com Corinthians, Santos, Avaí Kindermann e América-MG.
GZH destaca o perfil das quatro atletas promovidas.
Júlia Martins, atacante: Aos 16 anos, a jovem teve contrato profissional assinado com o clube no final do ano passado. O vínculo foi estendido até junho de 2026. Natural de Marabá, no Pará, a atleta chegou ao Grêmio aos 13 anos, para integrar a Escola de Futebol do clube, no CT do Cristal, por meio de uma escola conveniada do Maranhão. No início de 2023, havia sido colocada para participar dos treinos com o time sub-20 após atuações de destaque em 2022, quando foi a artilheira com sete gols marcados durante o Brasileirão sub-17 e sub-20. A atacante teve uma nova lesão ligamentar no joelho direito no mês de outubro e, neste momento, segue em recuperação.
Dudinha, meio-campista: aos 20 anos, a jovem está recuperação de uma ruptura no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo. A lesão ocorreu em junho do ano passado. Naquele momento, ela era um dos destaques na campanha do Brasileirão sub-20. Em nove jogos, havia marcado três gols. A atleta chegou ao Grêmio em 2023 após passagens pela base de Inter e São Paulo.
Giovaninha, atacante: aos 21 anos, ela foi contratada pelo clube em setembro do ano passado para a disputa do Gauchão. Natural de Mogi das Cruzes, a jogadora estava no futebol espanhol, defendendo o UDG Tenerife. Formada na base do São Paulo, conquistou o título do Brasileirão Feminino sub-18 pela equipe paulista, em 2021. Foi peça fundamental na conquista da Ladies Cup sub-20.
Jóice, meio-campista: a atleta chegou ao Grêmio em 2021, vinda do Palmeiras. No entanto, a sequência de lesões impediu que ela tivesse uma amostragem maior. Neste momento, a atleta está em transição após a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho. A temporada de 2024 será a oportunidade de um recomeço com a camisa do clube.