A terça-feira (23) foi marcada na Arena pela representação das Gurias Gremistas. Com diversas novidades, o grupo irá iniciar a preparação visando a primeira competição do ano: o Brasileirão, a partir de março. Até horas antes do evento, que começou por volta das 14h30min, a assessoria gremista divulgou novos anúncios.
As novidades no grupo começam pela comissão técnica, que agora terá o comando de Thaissan Passos. A treinadora, que estava trabalhando com as equipes sub-20 e sub-17 do Corinthians, foi contratada para vaga deixada por Marcelo Frigerio, no final do ano passado. O grupo de trabalho também foi reforçado com a chegada de Gisele Ramos, nova auxiliar técnica, e Thales Medeiros, novo preparador físico.
Além dos profissionais da diretoria feminina, a solenidade foi acompanhada por membros do Conselho de Administração e pelo presidente Alberto Guerra. Esta foi a segunda vez consecutiva que a cerimônia de início de trabalho do elenco feminino foi realizado no auditório do estádio.
— Nós vamos investir cada vez mais no futebol feminino. Estamos preocupados com a infraestrutura para que vocês possam ter as melhores condições para desenvolver o melhor futebol — declarou o presidente Alberto Guerra.
Em um discurso emocionado, Marianita Nascimento, ex-atleta e agora diretora, destacou que a direção irá dar o melhor de si para que as jogadoras possam dar o melhor ao Grêmio.
— Em 1980 começou o futebol feminino dentro do Grêmio, e eu era atleta. Foram muitas lutas, e que honra poder fazer parte desse grupo e levá-lo ao seu lugar de direito. Que a gente se una, construa e que, quando as dificuldades existirem, nós possamos encontrar os caminhos. Que a cada vitória, no dia a dia, a gente tenha certeza do amor por aquilo que se faz.
Karina Balestra, que assumiu como diretora adjunta, reforçou o planejamento da direção em ter um ano mais competitivo.
— Que a gente possa fazer um ano muito bom aqui. Que possamos construir um futebol feminino melhor dentro do Grêmio — destacou Karina.
Contratações para diversos setores
O grupo para 2024 foi montado pela diretoria e comissão técnica com diversos reforços. Até o momento, oito contrações foram encaminhadas. Algumas delas já estavam presentes na apresentação: a zagueira Sassá, as meias Dayana, Rita Bove e Natalia Barros e as atacantes Luana Spindler e Ludmila.
O clube ainda aguarda as apresentações da goleira Sol, que estava no Fluminense, e da zagueira Tayla, que vem do Santos. A diretoria espera realizar novos anúncios no decorrer da semana.
Conforme apuração de GZH, Day Silva, que estava na Ferroviária, é um nome que está em negociação. Eleita uma das melhores zagueiras do Brasileirão de 2023, ela não teve o contrato renovado com o time paulista. No entanto, o Grêmio tem a concorrência de outros clubes, inclusive de fora do Brasil.
Em relação às saídas, o time teve 11 se comparado ao grupo do ano passado. Entre as principais, estão Pati Maldaner, zagueira titular e um dos destaques, que foi contratada pelo Palmeiras. A goleira Iasmin Paixão, que disputou a titularidade com Vivi, se transferiu para o Atlético-MG. Karla Alves, que tinha status de titular, também se despediu.
Durante a apresentação, foi percebida a ausência da zagueira Nágela. A atleta está em recuperação de uma lesão ligamentar e gera dúvida em relação ao seu futuro no clube.
Quem chegou:
- Thaissan Passos (técnica, ex-Corinthians)
- Gisele Ramos (auxiliar técnica)
- Thales Medeiros (preparador físico, ex-Inter)
- Sol (goleira, ex-Fluminense)
- Sassá (zagueira, ex-Palmeiras)
- Tayla (zagueira, ex-Santos)
- Rita Bove (meia, ex-Cruzeiro)
- Dayana (meia, ex-Atlético-MG)
- Natalia Barros (meia, ex-Cerro Porteño)
- Luana Spindler (atacante, ex-Atlético-MG)
- Ludmila (atacante, ex-Atlético-MG)
Quem pode chegar:
- Day Silva (zagueira, Ferroviária)
Elenco para 2024:
Goleiras: Vivi, Lorena e Sol
Zagueiras: Mónica Ramos, Sassá, Tayla e Brito
Laterais: Natane, Sinara e Paola
Meio-campistas: Jessica Peña, Dayana, Rita Bove, Natalia Barros, Dudinha, Joice, Rafa Levis, Pri Back, Manu Balbinot e Raissa Bahia
Atacantes: Cássia, Dani Barão, Dani Ortolan, Raquel Fernandes, Shashá, Caty, Kelly Restrepo, Giovana, Júlia Martins, Luana Spindler e Ludmila