A temporada de 2024 começará para as Gurias Gremistas com projeção de aumento de investimento na modalidade. A indicação é do próprio presidente Alberto Guerra, que já vem trabalhando com a diretoria para melhorias na questão estrutural e no elenco de atletas.
Em entrevista exclusiva para GZH e para a Rádio Gaúcha, o dirigente gremista destacou que para o próximo ano uma das novidades será a migração para a nova sede. Em agosto, o clube selou o acordo com a Ulbra para a utilização do Complexo Esportivo, em Canoas.
— Sim, já aumentou, e tem aumentado gradativamente. Primeiro, fizemos melhorias de ordem estrutural. Elas devem se reapresentar na Ulbra ainda neste ano. É onde teremos uma estrutura muito melhor de alojamento, de academia, de refeitório, especialmente de gramado. A gente espera que com isso melhore a questão desportiva. Temos um bom time de futebol, mas estamos buscando atletas à nível de seleção, procurando incorporar o elenco — destacou Alberto Guerra.
Ainda no aspecto estrutural, o presidente citou que está buscando melhorar o apoio de outras áreas do clube para o feminino. A principal preocupação da temporada foi com o alto número de lesões na equipe da Gurias Gremistas. Atualmente, são 13 atletas em recuperação, entre profissional e base. Um dos principais diagnósticos foi por problema ligamentar.
— Nós sofremos muito com lesões neste ano. Tivemos uma série de lesões acima da média. Então, também estamos tentando melhorar a questão de apoio ao futebol feminino, com auxílio de outros profissionais. É um ano que o Grêmio vai investir um pouco mais, não só na questão estrutural e agora já passando para as atletas. Se tivermos um número menor de lesões, tenho certeza que poderemos ter um desempenho esportivo melhor.
Situação do elenco das Gurias Gremistas
Para 2024, uma das principais demandas na formação do elenco está na contratação de um novo profissional para a casamata. O cargo está vago desde a saída de Tchelo, após a disputa do Gauchão.
Nesta sexta-feira, o clube anunciou mais quatro renovações para 2024. São elas: as laterais Sinara e Natane, a meio-campista Pri Back e a atacante Dani Ortolan. Todas terão os vínculos estendidos até dezembro de 2024.
Além delas, também já estão confirmadas para a próxima temporada: a goleira Lorena, as meio-campistas Manu Balbinot e Rafa Levis e as atacantes Caty, Júlia Martins e Raquel Fernandes.
No mercado, a diretoria tem interesse na contratação da atacante Ludmila, de 33 anos, que estava no Atlético-MG. Ainda de acordo com o que foi apurado por GZH, o Grêmio já acertou a contratação da volante Dayana Rodríguez, que também estava no Atlético-MG, da meia Rita Bove, do Cruzeiro, e da lateral Limpia Fretes, do Avaí Kindermann.