Depois de abrirem vantagem na última quarta-feira (22), quando venceram por 2 a 0, as Gurias Coloradas confirmaram o título gaúcho feminino neste domingo (26). Jogando na Arena do Grêmio, o Inter empatou em 1 a 1 com as donas da casa e garantiu o pentacampeonato da competição, desde a reabertura dos departamentos em 2017.
O que já era grande com o resultado do Beira-Rio ficou ainda maior com o gol de Priscila, de pênalti, ao final do primeiro tempo. A equipe de Lucas Piccinato ainda sofreu o empate no meio da etapa final, mas isso não tirou o título colorado do campeonato estadual. O treinador, após a conquista, falou sobre a decisão.
— Foi um Gre-Nal do jeito que sempre vivi aqui. Foram jogos duros, complicados. Qualquer faísca e o jogo desanda. A gente jogou um bom primeiro tempo, sabíamos que o Grêmio precisaria sair para o jogo. A gente podia ter saído do primeiro tempo com mais vantagem. Falei antes do jogo, não importava ganhar, empatar ou perder o importante era ser campeão. Jogo de final é isso — afirmou.
Piccinato também fez uma avaliação sobre a temporada do time feminino do Colorado. Além da conquista do Gauchão neste domingo, a equipe caiu nas quartas do Brasileirão e perdeu apenas para o Corinthians em sua primeira participação na Libertadores feminina.
— Vejo (essa temporada) como a de 2021 e indo para 2022 com três finais. Fomos competitivos. Várias protagonistas saíram e novas protagonistas tiveram que surgir. Sentimento de fora era de um time que conseguiu se remontar. Cheguei, chegaram novas peças e fizemos uma Libertadores que nos deixou felizes com o desempenho. Acho que fechamos muito bem com o Gauchão e isso nos fortalece para a próxima temporada — completou.
O bom desempenho fez com que Lucas Piccinato chamasse a atenção do Corinthians. A permanência dele é dúvida até mesmo para a Ladies Cup, em dezembro. Para 2024, o treinador deve trocar Porto Alegre por São Paulo.