As Gurias Gremistas estão a um jogo de carimbar o passaporte para a decisão do Gauchão Feminino. Neste domingo (12), às 15h, ocorre a partida de volta das semifinais diante do Brasil-Far, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. O Tricolor tem a vantagem por ter vencido o primeiro duelo.
Com o resultado de 2 a 1 a seu favor, o Grêmio depende de apenas um empate para seguir trilhando o caminho rumo ao bicampeonato. Apesar do cenário positivo, o clima do elenco é de total concentração. A equipe quer evitar qualquer tipo de surpresa e por isso trata a decisão de forma diferente.
— A gente sabe que vai ser um jogo diferente. Será o terceiro contra elas. Esses dois últimos foram na casa delas e isso prejudicou um pouco o nosso jogo. Mas estamos focadas neste próximo jogo. A gente sabe que vai precisar se concentrar muito mais para não dar nenhuma chance para elas — avaliou Rafa Levis, meia do Grêmio, em entrevista à reportagem de GZH.
Além do peso da classificação, o resultado deste domingo poderá influenciar em uma possível final. De acordo com o regulamento do Gauchão, os mandos de campo da final serão decididos levando em conta o desempenho nas etapas anteriores. Na segunda fase, o Grêmio garantiu a primeira colocação pela estatística da defesa. Foi a menos vazada, com três gols, um a menos que o Inter, principal concorrente na outra semifinal.
Do outro lado, superar a defesa gremista será o principal objetivo do Brasil-Far para buscar uma virada épica. Vitória por um gol de diferença forçaria a decisão aos pênaltis. Em caso de dois gols ou mais, a classificação seria confirmada no tempo regulamentar.
Desde que os departamentos foram retomados, em 2017, a hegemonia da dupla Gre-Nal sempre prevaleceu. Depois de conquistar a vaga para a Série A-3 do Brasileirão do próximo ano, o rubro-verde terá a chance de escrever mais um capítulo histórico.
— Estamos confiantes de que podemos tirar essa vantagem lá. Entraria para a história tanto do próprio Brasil-Far quanto do Gauchão em si, já que seria a primeira vez que uma equipe do Interior faria uma final. Mesmo sabendo de toda a diferença de estrutura e tudo mais (em relação ao Grêmio), mas no futebol nem sempre ganha quem tem o time mais bem estruturado — destacou Kattu, zagueira do Brasil-Far.
Quando a bolar rolar no CT Hélio Dourado, às 15h, Grêmio e Brasil-Far já saberão quem serão as adversárias da próxima fase. Para um lado, seguirá o sonho do título, enquanto para o outro será a disputa de terceiro lugar.