A segunda fase do Gauchão Feminino se encerra neste domingo (29), às 15h, com os três jogos ocorrendo de forma simultânea. Os confrontos serão entre Flamengo de Tenente Portela x Inter, Juventude x Grêmio e Elite x Brasil-Far.
Apenas uma vaga às semifinais segue em disputa. Matematicamente, as Gurias Gremistas, as Gurias Coloradas e as Gurias Jaconeras já estão garantidas nas semifinais. Uma classificação segue em disputa entre os outros três times do Interior.
GZH destaca o que está em jogo na rodada deste domingo. Confira.
Grêmio
Na liderança do Estadual, as Gurias Gremistas buscam a manutenção dos 100% de aproveitamento no embate com o Juventude. Se vencerem ou empatarem, estarão garantidas na primeira posição e jogarão a segunda partida das semifinais como mandantes.
Em caso de derrota, ainda podem confirmar o primeiro lugar. Para isso, no entanto, não podem sofrer mais do que um gol das Gurias Jaconeras. Tropeço por dois ou mais gols aliado a uma vitória do Inter sobre o Flamengo (sem a defesa colorada ser vazada) pode deixar o Tricolor na segunda ou até na terceira posição.
- Melhor cenário: vitória ou empate para assegurar a liderança (líder)
- Pior cenário: derrota por goleada aliada a vitória do Inter sobre o Flamengo (2ª ou 3ª posição)
Inter
Na vice-liderança, as Gurias Coloradas ainda sonham com o primeiro lugar ao término da segunda fase. Para isso, no entanto, não dependem apenas de si. Além de vencer sem sofrer gols, o Inter também precisará torcer por vitória do Juventude sobre o Grêmio.
Na pior das hipóteses, se for derrotado ou empatar com o Elite, o time da Capital pode até cair para a terceira colocação. No entanto, desde que o departamento feminino foi reaberto, o Inter só perdeu pontos para equipes do Interior uma vez: no 1 a 1 com o Juventude, em 2022.
- Melhor cenário: vitória sobre o Flamengo e derrota do Grêmio para o Juventude (líder)
- Pior cenário: derrota/empate com o Flamengo e vitória do Juventude sobre o Grêmio (3ª posição)
Juventude
Assim como Grêmio e Inter, o Alviverde também tem chances matemáticas de terminar na liderança do Estadual. A situação, no entanto, não é simples: precisa vencer o Grêmio por, no mínimo, 4 a 0 (sem ser vazado) e torcer para que o Inter sofra, ao menos, dois gols do Flamengo de Tenente Portela.
O pior cenário, no entanto, não mudará a situação das Gurias Jaconeras na tabela. Se perderem, terminarão a segunda fase na terceira colocação.
- Melhor cenário: vitória sobre o Grêmio (por no mínimo 4 a 0) e Inter sofrendo dois gols do Flamengo (líder)
- Pior cenário: derrota (3ª posição)
Brasil-Far
Último time no G-4, o rubro-verde depende apenas de si para conquistar a classificação. Se vencer, o Brasil-Far estará garantido nas semifinais e, além disso, também assegurará vaga na Série A-3 do Brasileirão Feminino.
Se ficar na igualdade com o time de Ijuí, também pode ser garantir nas semis. Neste caso, só será eliminado se o Flamengo conquistar algo inédito e vencer o Inter.
Na pior das hipóteses, o time da Serra ainda pode ser eliminado. Para isso, no entanto, precisa perder para o Elite, e o Flamengo tem de, ao menos, empatar com o Inter.
- Melhor cenário: vencer o Elite (4ª posição)
- Pior cenário: perder para o Elite e empate/vitória do Flamengo sobre o Inter (5ª posição)
Flamengo de Tenente Portela
Na quinta colocação, as Gurias do Yucumã não dependem apenas de si. Para avançar, o Flamengo precisa fazer a sua parte e torcer por tropeço do Brasil-Far diante do Elite.
A situação, no entanto, não é tão simples. Ainda que conquiste algo inédito e vença o Inter, o time de Tenente Portela pode ser eliminado. Para isso, o Brasil-Far também precisa vencer o Elite.
A hipótese mais plausível conta com empate diante das Gurias Coloradas e tropeço do Brasil-Far para o Elite. Se isso acontecer, ficarão com a última vaga.
- Melhor cenário: vitória/empate sobre o Inter e derrota do Brasil-Far para o Elite (4ª posição)
- Pior cenário: vitória do Brasil-Far sem sofrer gols (5ª posição)
Elite
Mesmo que ainda tenha chances matemáticas, o Elite vive situação dramática no Gauchão Feminino. Para começar, a equipe de Ijuí precisa vencer o Brasil-Far por, no mínimo, 10x0 — algo que nunca aconteceu com o rubro-verde diante de adversários do Interior. Se isso ocorrer, ultrapassará a equipe da Serra nos critérios de desempate.
Além disso, no entanto, também precisará torcer para que o Flamengo não pontue sobre as Gurias Coloradas. Apenas essa combinação permitirá a ascensão do Elite. Qualquer resultado diferente eliminará a equipe de Marli Lourenzon.
- Melhor cenário: vitória por no mínimo 10x0 sobre o Brasil-Far e derrota do Flamengo para o Inter (4ª colocação)
- Pior cenário: derrota para o Brasil-Far (6ª posição)
Critérios de desempate
O Gauchão Feminino tem regulamento completamente atípico em relação a outras competições organizadas pela própria FGF. O saldo de gols e o número de gols marcados não é critério de desempate, por exemplo.
- maior número de pontos
- maior número de vitórias
- menor número de gols sofridos
- menor número de cartões vermelhos
- menor número de cartões amarelos
- sorteio
Rodada de domingo, 15h
- Flamengo de Tenente Portela x Inter | Miraguai, em Tenente Portela
- Juventude x Grêmio | Campo da Fras-le, em Caxias do Sul
- Elite x Brasil-Far | Bertholdo Christmann, em Ijuí