O domingo (29) foi histórico para o futebol feminino gaúcho. Pela primeira vez desde 2017, quando Grêmio e Inter reativaram os departamentos, um time do Interior conseguiu triunfar sobre a dupla Gre-Nal. A vitória foi do Juventude: 2 a 0 sobre o Tricolor, no Campo da Fras-le, em Caxias do Sul.
As Gurias Jaconeras saíram na frente aos 16 minutos do segundo tempo. Após cruzamento preciso de Thalita, Greyce subiu mais alto do que a defesa gremista e mandou de cabeça às redes.
— A gente vinha de um jogo muito bom contra o Inter, mas que perdemos por detalhe. Saímos com um gostinho amargo, mas sabíamos que no momento certo o trabalho seria recompensado. Falamos isso, que quem trabalha tem retorno. Então, foi muito gratificante poder abrir o placar. Não sabia desse fator histórico. E, com certeza, isso nos dá muita confiança para a sequência da competição. Vamos fortes para as semifinais — avaliou a atacante Greyce.
A confirmação da vitória veio aos 39. Karol cobrou falta perfeita da meia-esquerda. A bola passou pela barreira e morreu no canto esquerdo de Iasmin Paixão. A primeira vitória de um time do Interior sobre a dupla Gre-Nal estava consolidada.
— Eu acreditei (na vitória), confio no meu time. Sabemos que foi um jogo muito disputado e que o Grêmio é um time muito, muito forte, com muita evolução. Então, estou muito feliz pela vitória, pela conquista, pela nossa garra e por darmos os nossos 100% em campo — enfatizou a meia Karol.
Em 2022, o time alviverde já tinha conquistado um resultado histórico, ao empatar em 1 a 1 com o Inter. À época, pela quarta rodada da segunda fase. Esta foi, naquele momento, a primeira vez que uma equipe do Interior tirou pontos da dupla Gre-Nal no Gauchão Feminino. Até então, Grêmio e Inter tinham hegemonia completa sobre os adversários do Estadual.
Agora, as Gurias Jaconeras terão pela frente a disputa das semifinais do Estadual. As Coloradas serão as adversárias, em jogos de ida e volta. O primeiro confronto terá mando do Ju. Enquanto a volta será em Porto Alegre. As datas ainda não foram confirmadas pela FGF, mas a tabela básica prevê jogos em 5 e 12 de novembro.