Pela primeira vez desde 2017, ano da reabertura dos departamentos femininos de Grêmio e Inter, um time do Interior derrubou uma equipe da dupla Gre-Nal no Gauchão. Neste domingo (29), no fechamento da segunda fase, o time alviverde fez 2 a 0 no Grêmio com gols de Greyce e Karol, fechando a etapa com 12 pontos, mesmo número das Gurias Tricolores e das Gurias Coloradas.
Com os resultados da rodada e a igualdade na pontuação e no número de vitórias, a definição das colocações ficou pelos critérios de desempate (gols sofridos e cartões vermelhos). O Grêmio acabou na liderança, seguido por Inter e Juventude. O Brasil-Far goleou o Elite por 6 a 1, fora de casa, e confirmou a quarta colocação e a vaga no Brasileiro A-3 de 2024. Nas semifinais, os confrontos serão: Grêmio x Brasil-Far e Inter x Juventude. As equipes da Capital terão a vantagem de decidir em casa.
Mesmo com favoritismo do Grêmio, que precisava só de um empate para confirmar a liderança, foi o time alviverde que assustou mais na primeira etapa. O Ju teve duas grandes chances com a zagueira Betta, aos 15 e 16 minutos. A artilheira Thalita, aos 24, cara a cara com a goleira, parou na defesa de Iasmin Paixão. Mesmo finalizando mais e criando chances de perigo, a equipe do técnico Luciano Brandalise não conseguiu sair do 0 a 0.
No primeiro minuto do segundo tempo, em chute de fora da área, Greyce acertou o travessão e quase abriu o placar. Aos poucos, as Gurias Gremistas também melhoraram na partida e, a partir das mudanças no time, tornaram-se mais agressivas no ataque. Aos 11, após bela tabela pelo meio, Dani Barão recebeu na área e parou em grande defesa de Ariane. Três minutos depois, foi a vez de Brito receber cruzamento rasteiro e finalizar sobre o gol.
Na resposta, o Juventude foi letal. Thalita fez grande jogada pelo lado direito e cruzou para Greyce cabecear para as redes: 1 a 0 para as Esmeraldas. Com o gol o jogo ficou mais aberto. E o Tricolor perdeu uma atleta com a expulsão de Tamires, aos 31, em falta forte sobre Thalita, do Ju.
Com a vantagem numérica, o Juventude continuou mostrando sua superioridade e fez o segundo. Aos 39, em cobrança de falta, Karol acertou uma bomba, sem chances para Iasmin: 2 a 0.
Foi a décima primeira vitória do Juventude em 12 jogos neste Gauchão.