O Santos comunicou a saída do treinador Kleiton Lima e de sua comissão técnica da equipe feminina. O caso ocorre após o profissional ser acusado de assédio moral e sexual por várias jogadoras. As atletas enviaram aos dirigentes diversas cartas, anônimas e escritas à mão, relatando situações constrangedoras que dizem ter passado.
Nas cartas publicadas inicialmente pelo portal ge.globo, as atletas relataram que conviviam com cobranças duras e excessivas e até ameaças. Também reclamaram das roupas que Kleiton usava, dizendo que muitas vezes os órgãos genitais do treinador ficavam à mostra.
Com a repercussão do caso, o então treinador colocou o cargo à disposição. Em nota, o Santos confirmou que segue apurando os episódios:
"Sobre a denúncia de assédio envolvendo o técnico Kleiton Lima, o Santos FC informa que está apurando o caso, conversou com o profissional, que negou todos os fatos, mas colocou o cargo à disposição, o que foi aceito pela diretoria para melhor apuração do caso. O Santos FC seguirá buscando sempre o melhor ambiente para todos os seus funcionários".
Quem é Kleiton Lima?
Kleiton Lima é o treinador mais vitorioso da história do projeto de futebol feminino do Santos. Aos 49 anos, o técnico estava em sua segunda passagem no time e conquistou com o clube duas Libertadores (2009 e 2010), duas edições da Copa do Brasil (2008 e 2009), dois estaduais (2007 e 2010), uma Liga Nacional (2007) e uma Copa Mercosul (2006).
A atual passagem começou no segundo semestre de 2022 e o treinador comandou a equipe em 37 partidas no período, com 24 vitórias, quatro empates e nove derrotas. Antes disso, entre 2015 e 2018, Kleiton comandou o time sub-23 masculino do Santos.