A Copa do Mundo Feminina 2023, que está sendo disputada na Austrália e na Nova Zelândia, chegou ao décimo terceiro dia de competição nesta terça-feira (1º). O Grupo D e o Grupo E tiveram a terceira e última rodada da fase inicial.
Ainda na madrugada de terça, pelo Grupo E, a Holanda goleou o Vietnã por 7 a 0, e Portugal e Estados Unidos empataram sem gols. Pela manhã, no Grupo D, a Inglaterra também goleou a China, e a Dinamarca superou o Haiti por 2 a 0.
Holanda 7x0 Vietnã - Grupo E
As europeias já estavam com a classificação encaminhada quando entraram em campo, e não deram chance do Vietnã pontuar.
A goleada maiúscula começou a ser construída ainda aos oito minutos do primeiro tempo, quando Martens abriu o placar. Snoejis ampliou três minutos depois, com Brugts, Roord e Van de Donk consolidando a goleada ainda no primeiro tempo. Brugts e Roord voltaram a marcar na etapa complementar.
A Holanda termina em primeira da chave e vai encarar a segunda colocada do Grupo G, a ser definido na quinta-feira.
Estados Unidos 0x0 Portugal - Grupo E
O duelo valia a segunda vaga da chave, de modo que só uma vitória faria os Estados Unidos trocar de posição com as europeias. Nada feito. Empate sem gols e norte-americanas nas oitavas de final, com requintes de crueldade para as portuguesas: a atacante Ana Capeta saiu do banco para acertar uma bola na trave no último dos oito minutos de acréscimos dado pela arbitragem no segundo tempo. Um eventual gol no lance derradeiro daria a classificação para Portugal, mas o tento não veio e a vaga ficou com as atuais e tetracampeãs da Copa do Mundo Feminina.
Dinamarca 2x0 Haiti - Grupo D
Uma briga indireta pela segunda vaga da chave dependia de uma vitória das centro-americanas e uma goleada para reverter a diferença no saldo de gols com as europeias. Não aconteceu. Mesmo com 11 minutos de acréscimos no segundo tempo, as haitianas não conseguiram empatar.
Os gols europeus foram marcados por Harder, aos 21 do primeiro tempo, e Troelsgaard, já nos acréscimos da etapa complementar. A Dinamarca passa em segundo na chave e vai enfrentar a anfitriã Austrália.
Inglaterra 6x1 China - Grupo D
As britânicas entraram em campo virtualmente classificadas e também arrancaram marcando gols. Russo, Hemp, James duas vezes, Kelly e Daly fizeram os gols para a Inglaterra, Wang Shuang descontou para as chinesas. A atual campeã europeia conclui a fase de grupos com 100% de aproveitamento e vai enfrentar a Nigéria nas oitavas de final.
Durante a Copa do Mundo Feminina, GZH tem edições especiais do "Expresso da Copa" para repercutir a competição que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia. O programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30min, no Youtube de GZH e no Gaúcha 2.