A Copa do Mundo Feminina 2023, disputada na Austrália e na Nova Zelândia, teve três jogos na madrugada e manhã desta quarta-feira (26). O Grupo C teve as vitórias de Espanha e Japão, as consagrando como as duas primeiras seleções classificadas com antecipação para as oitavas de final do torneio.
As espanholas golearam Zâmbia por 5 a 0, enquanto as japonesas superaram a Costa Rica por 2 a 0. O Canadá venceu a Irlanda por 2 a 1, já no começo da manhã de quarta no Brasil.
Japão 2x0 Costa Rica - Grupo C
As japonesas alcançaram 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas e garantiram a classificação para as oitavas de final, em duelo contra as centro-americanas. Os gols foram marcados por Naomoto, aos 25 minutos do primeiro tempo, e Fujino, aos 27.
Espanha 5x0 Zâmbia - Grupo C
Com mais uma goleada maiúscula, a seleção da melhor jogadora do mundo se isolou na liderança da chave por conta do saldo de gols.
A segunda vitória na fase de grupos foi construída com dois gols no primeiro tempo: Abelleira, aos 9 e Hermoso aos 13. No segundo tempo, Hermoso marcou mais um, e Alba Redondo completou a goleada aos 24 e aos 40. A última rodada servirá para a Espanha e o Japão decidirem quem será a primeira e quem será a primeira classificadas, em duelo direto.
Canadá 2x1 Irlanda - Grupo B
As norte-americanas se mantiveram firmes na luta pela classificação para as oitavas graças ao gol contra da irlandesa Megan Connolly, aos 50 do primeiro tempo e Adriana Leon aos 9 do segundo. Nem o golaço olímpico da irlandesa Katie McCabe foi capaz de parar as canadenses, uma das seleções mais estruturadas no mundo do futebol feminino.
As canadenses ficaram com a liderança provisória da chave, pelo menos até às 7h de amanhã, quando Austrália e Nigéria fazem seu segundo jogo.