A Copa do Mundo Feminina 2023, disputada na Austrália e na Nova Zelândia, teve três jogos entre a noite de quarta (26) e a manhã desta quinta-feira (27). O Grupo B teve a primeira vitória africana, justamente sobre uma das anfitriãs. Pelo Grupo E, as atuais campeãs e vice duelaram em alto nível.
Nenhuma partida encaminhou classificações antecipadas, apenas eliminações. Estados Unidos e Holanda empataram em 1 a 1, ainda na noite brasileira de quarta. Na madrugada, Portugal superou o Vietnã por 2 a 0, eliminando as asiáticas antecipadamente. Pela manhã, a Nigéria venceu a Austrália de virada por 3 a 2, embolando o grupo B.
Estados Unidos 1x1 Holanda - Grupo E
Na reedição da final da última Copa do Mundo Feminina, Jill Record abriu o placar para as holandesas aos 17 do primeiro tempo e Lindsey Horan empatou para as norte-americanas aos 17 do segundo tempo. As europeias ainda marcaram o gol da virada, mas foi anulado. O resultado colocou as duas equipes nas primeiras posições da chave, mas ainda sem garantir classificação antecipada. EUA e Holanda têm 4 pontos cada, e Portugal está um ponto atrás delas.
Portugal 2x0 Vietnã - Grupo E
Telma Encarnação, aos 7, e Francisca Nazareth, aos 21 garantiram, logo no começo da partida, a vitória portuguesa sobre as asiáticas. O Vietnã não somou pontos nas duas rodadas, e está eliminado antecipadamente. À Portugal, resta vencer os Estados Unidos na última rodada para avançar para as oitavas de final.
Austrália 2x3 Nigéria - Grupo B
O confronto que encerrou a segunda rodada do Grupo B terminou com vitória de virada da Nigéria. Assim, a classificação da chave ainda reserva emoções para a terceira rodada, pois apenas a Irlanda está eliminada. Van Egmond abriu o placar para as donas da casa aos 46 do primeiro tempo. Os gols das africanas foram marcados por Kanu, empatando a partida aos 50 da etapa inicial, e Ohale e Oshoala completaram o placar aos 20 e aos 27 do segundo tempo. Alanna Kennedy ainda descontou para as australianas, aos 53 minutos do segundo tempo, mas não impediu a derrota que vai levar todas decisões do grupo para a terceira partida.