As Gurias Coloradas estão em vantagem na busca por uma vaga à final do Brasileirão Feminino sub-20. Nesta quinta-feira (15), receberam o Fluminense no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, e venceram por 3 a 0, com gols de Amanda Locatelli e Carol Gil, dois vezes.
Com isso, podem até perder por dois gols de diferença no próximo jogo que estarão na grande decisão da competição nacional. O duelo de volta está marcado para a quarta-feira (21) da próxima semana, no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a partir das 15h. Quem vencer enfrentará São Paulo ou Botafogo na final.
Para buscar a vantagem no confronto de ida, o técnico Elvis Torgo mandou a campo: Mari Ribeiro; Ketlin, Guta e Bianca Martins; Erica, Gabi Berchon (Myka), Amanda Locatelli (Leticia Camilotti), Danny Teixeira e Carol Gil; Iasmin e Alice (Maria Helena).
A situação do gramado, encharcado por conta da chuva, impedia que a bola rolasse e, por conta disso, os times precisavam recorrer a cobranças de faltas e escanteios para buscar o gol. Além de lançamentos longos para os sistemas ofensivos.
Foi assim que as Gurias Coloradas abriram o placar aos 22 minutos do primeiro tempo. Em falta da intermediária, Gabi Berchon arriscou direto e a goleira Amanda Coimbra deu rebote. Amanda Locatelli aproveitou e mandou no cantinho direito da defensora. Na primeira oportunidade clara, o Inter estava na frente.
O Fluminense até tentava criar para empatar, mas pouco ficava com a bola e, nas oportunidades que tinha, parava na goleira Mari Ribeiro. Foi assim aos 29, quando Duda Calazans venceu a defesa na velocidade, mas chutou fraquinho no gol colorado.
O Inter seguia em busca dos gols, para ampliar a vantagem diante das cariocas. As melhores oportunidades vinham em bolas paradas cobradas por Gabi Berchon e Carol Gil. Mas foi aos 39 que veio a grande chance de marcar o segundo. Danny Teixeira recebeu de Alice e, com espaço, finalizou para o gol. O chute, no entanto, foi muito forte e saiu pela linha de fundo.
Antes de a etapa inicial se encerrar, mais uma boa oportunidade colorada. Carol Gil foi derrubada na entrada da grande área e Andressa Hartmann assinalou a falta. A própria lateral-esquerda foi para a cobrança e mandou ala Ronaldinho Gaúcho, rasteiro. Antes de morrer nas redes da goleira adversária, a bola ainda desviou na zaga, anulando qualquer chance de defesa.
Com mais posse de bola e mais chances criadas, as Gurias Coloradas foram para o intervalo com a vantagem por 2 a 0. Nos 45 minutos restantes, a meta claramente era ampliar o placar para ter mais tranquilidade na partida de volta, marcada para a semana seguinte, no Rio de Janeiro.
Aos dois minutos, já veio a primeira chance do Inter na etapa complementar. Após cruzamento de Ketlin para a área, a centroavante artilheira Alice cabeceou e exigiu grande defesa de Amanda Coimbra, com a ponta dos dedos.
A partir da metade do segundo tempo, Fluminense tentava ter volume de jogo, para descontar o placar, detinha a posse de bola e ficava mais no campo defensivo do Inter. Mas não conseguia levar grandes perigos à meta colorada. Em todas as vezes em que foi testada, a goleira Mari Ribeiro conseguiu corresponder e, ao final do jogo, as Gurias Coloradas passaram incólumes pelo tricolor carioca.
Antes de a partida se encerrar, ainda deu tempo de Carol Gil fazer mais um. Aos 46 minutos, a lateral/atacante foi lançada por Danny Teixeira, em meio à zaga. Então, só teve o trabalho de chutar na saída da goleira, com o pé direito para carimbar a vitória do Inter. No apagar das luzes, Iasmin ainda mandou uma bola na trave. Mas o placar permaneceu intacto: 3 a 0.
Agora, com a vantagem, as gaúchas dão mais um passo em busca do bicampeonato. Se passar pelo Fluminense, o Inter disputará o título com Botafogo ou São Paulo.