Depois da derrota no jogo de ida das quartas de final, as Gurias Coloradas precisarão da superação para seguir em busca do título inédito do Brasileirão Feminino. O resultado de 1 a 0 em favor da Ferroviária obriga que o Colorado vença a partida deste domingo (25), às 10h, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
Sem o critério do gol qualificado, o cenário do Inter ficou assim: em caso de vitória por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. Em caso de dois ou mais gols, o time gaúcho conquistará a classificação no tempo normal. Para atingir o feito, o Colorado conta com alguns elementos positivos.
Retrospecto em decisões
Recordar o passado poderá servir de inspiração para o futuro. Em 2023, na campanha histórica do Brasileirão, o time garantiu a passagem para a decisão do título com duas vitórias fora de casa nos mata-matas.
Nas quartas de final, venceu o Flamengo na ida, por 3 a 1. A vaga foi confirmada com um empate em 1 a 1 no Beira-Rio. Nas semifinais, depois do 1 a 1 em casa, as Gurias Coloradas conquistaram a vaga inédita em pleno no Morumbi, com o resultado de 1 a 0. Na oportunidade, a goleira May defendeu a cobrança de pênalti de Micaelly.
Goleira com experiência em pênaltis
Neste Brasileirão, o time tem um novo nome na meta: Gabi Barbieri. O rendimento nas categorias de base e na Seleção Brasileira fizeram com que ela atingisse um novo patamar em 2023, assumindo a posição de May.
Entre seus atributos, assim como a companheira de posição, está a defesa de pênaltis. No Brasileirão sub-18, em 2020, por exemplo, foi uma das personagens do vice-campeonato. Na decisão contra o Fluminense, pegou três penalidades.
Confiança no elenco
Para a partida de volta, o comandante colorado perdeu um dos principais destaques da temporada: Belén Aquino precisará cumprir suspensão por conta do terceiro cartão amarelo recebido. Apesar disso, após o duelo, Salgado destacou a confiança no elenco e nas opções de reposição para o ataque colorado.
— Agora, o que importa é assim: nós trabalhamos com elenco. Sobre a Belén, quando você tira uma parte do todo, lógico que ela vai fazer falta. É uma das nossas referências de ataque, mas estamos prontos para jogar com algumas alternativas que vamos treinar durante a semana. É um desafio a mais para que a gente consiga vencer lá — afirmou o treinador.
As derrotas da Ferroviária
Na campanha da Ferroviária na atual temporada, três das cinco derrotas foram em casa. Pelo Brasileirão, a equipe foi vencida por Corinthians, por 4 a 1, e Flamengo, por 2 a 1. No Paulistão, o time também perdeu em seus domínios para as Brabas, por 2 a 1.
O Inter na casa adversária
O retrospecto no confronto entre os clubes apresenta números equilibrados, com três vitórias para cada lado. Neste cenário, dois dos três triunfos do Inter foram em São Paulo. No Brasileirão de 2019, sob o comando de Maurício Salgado, o time colorado venceu por 1 a 0. Já em 2020, a vitória foi por 2 a 1. Ambos os resultados servem para a decisão da vaga ser, ao menos, nos pênaltis, neste domingo.