Restam dois jogos para o que as Gurias Jaconeras alcancem o grande objetivo do ano: o acesso à Série A-2 do Brasileirão Feminino. Neste domingo (14), elas voltaram a vencer o Toledo por 2 a 0, confirmaram a classificação às quartas de final e deram mais um passo rumo à meta.
— Conseguimos fazer um jogo bem adulto, bem pausado contra o Toledo, com os tempos de jogo bem adiantados. Eu acredito que faremos um bom embate com o Pinda por conta da experiência que estamos tendo neste ano — ressalta o técnico Luciano Brandalise.
O confronto decisivo para mudar de divisão será diante do Pinda-SP. A equipe paulista eliminou Pérolas Negras-RJ e São Bernardo-SP nas fases anteriores.
— Acho que nós já fomos cinco vezes para São Paulo (no Brasileirão sub-20) jogar e conseguimos ver a estrutura dos times de lá. Eles têm uma base muito forte. Tu vê a Ferroviária, nossa vitória sobre elas (por 2 a 1 no sub-20) foi muito emblemática, porque o clube tem comissões técnicas formadas desde a sub-12. E o Pinda é uma dessas equipes (de São Paulo, com forte estrutura) — explica o técnico.
Como tem melhor campanha, o Ju decidirá o acesso jogando em casa. A primeira partida será em Pindamonhamgaba, no próximo sábado, às 15h, e o segundo jogo no Alfredo Jaconi, dia 27 de maio, também às 15h.
— Hoje (domingo) tínhamos meninas que estavam estreando no Jaconi e não queríamos fazer um jogo do acesso sem a estreia delas. Alice e Bella eram meninas que tinham que conhecer o campo, e elas conheceram bem. Algumas jogadas longas precisam ser mais curtas, e isso é muito importante para nós. E é muito importante para elas o apoio da torcida. Elas merecem. Elas estavam vibrando com isso, acabou o jogo e dentro do vestiário elas me abraçavam e falavam "é bom jogar com apoio". Elas estão muito felizes e confiantes — ressalta.
Foram 436 pessoas torcendo pelas gurias no último domingo. O público é o segundo maior do futebol feminino gaúcho em 2023, só perdendo para a estreia das Gurias Coloradas na Supercopa do Brasil. À época, 1.405 pessoas estiveram no Beira-Rio.