A onda de casos de gripe é uma preocupação dos torcedores e da imprensa francesa antes da final da Copa do Mundo contra a Argentina, neste domingo (18). Desde a semifinal contra o Marrocos, na quarta (14), pelo menos cinco jogadores da França apresentaram sintomas gripais: os zagueiros Upamecano, Varane e Konaté, o volante Rabiot e o atacante Coman. Na coletiva oficial deste sábado (17), o técnico Didier Deschamps adotou o mistério e não deu informações sobre a situação dos atletas.
— Eu saí cedo demais do CT e eles estavam dormindo. Eu não tive novidades. Estou tentando superar isso da melhor maneira possível. Pensarei nisso à noite, quando tiver mais informações. Estamos tentando nos preparar da melhor maneira possível — limitou-se a dizer Deschamps, em entrevista na manhã deste sábado (17).
Como a resposta não convenceu, os jornalistas franceses insistiram no tema para arrancar mais informações sobre o tema, sem sucesso.
— Eu não quero entrar em detalhes. Eu sei que é um assunto que interessa a vocês, mas estamos nos esforçando para nós adaptar e viver com isso sem isso nos levar para muito longe, tirar nossa atenção. Estamos fazendo nosso melhor. Claro que não queríamos isso, mas estamos fazendo o melhor com nossos médicos — completou.
O primeiro jogador a sentir os efeitos da gripe foi o zagueiro Upamecano, que, embora descontado, ficou no banco contra o Marrocos. Já o segundo foi o volante Rabiot, que, com sintomas mais fortes, sequer foi relacionado para o jogo contra os africanos.
Na sequência, ao longo da semana, os zagueiros Varane e Konaté e o atacante Coman também se queixaram de sintomas gripais e chegaram a ficar fora de pelo menos um treinamento. Não há nenhuma informação oficial sobre o estado clínico dos jogadores e nem uma garantia de que estarão à disposição para a final. Como se não bastasse, o volante Tchouaméni e o lateral Theo Hernández sofreram pancadas contra o Marrocos e também foram preservados das últimas atividades.
Também presente na coletiva deste sábado (17), o goleiro e capitão Hugo Lloris repetiu Deschamps e não deu detalhes sobre a situação dos companheiros acometidos por sintomas gripais.
— Eu não tenho mais notícias desde a noite e todos acordaram e foram pro café da manhã. No treino eu vou saber mais. Você nunca se prepara para isso, mas estamos tentando nos preparar da melhor maneira possível pra esse jogo. Estamos focados e empolgados — finalizou.
Se todos os atletas tiverem condições de jogo, o time titular francês terá: Lloris; Koundé, Upamecano, Varane e Theo Hernández; Tchouaméni, Rabiot e Griezmann; Mbappé, Dembélé e Giroud. França e Argentina decidem a final da Copa neste domingo (18), às 12h (horário de Brasília), no estádio Lusail.