O Brasil terminou a fase de grupos da Copa do Mundo no primeiro lugar do Grupo G, apesar da derrota para Camarões nesta sexta-feira (2). Nas oitavas de final, a equipe comandada pelo gaúcho Tite irá enfrentar a Coreia do Sul, que surpreendeu na Chave H ao bater Portugal na última rodada e deixar o Uruguai fora do Mundial.
GZH mostra como joga e os pontos fortes e fracos do próximo adversário brasileiro por um lugar entre as oito melhores equipes da Copa do Catar.
A Coreia do Sul
A seleção é treinada pelo português Paulo Bento desde agosto de 2018. O técnico, com passagem rápida pelo Cruzeiro em 2016, chegou após a saída de Shin Tae-yong, depois da eliminação na fase de grupos do Mundial da Rússia.
No âmbito do futebol asiático, a Coreia do Sul é uma equipe que costuma se impor diante dos adversários com posse de bola e um futebol ofensivo. Isso muda, porém, no cenário internacional, quando precisa encarar adversários de porte mais alto, caso do Brasil.
No amistoso contra a Seleção Brasileira, em junho deste ano, Paulo Bento apostou em um sistema 4-1-4-1, com marcação em seu campo de defesa. A estratégia, no entanto, não deu certo e o Brasil aplicou uma goleada de 5 a 1, o que gera dúvidas se o português irá repetir a ideia na segunda-feira.
Na Copa do Mundo, Paulo Bento variou formações ao longo da fase de grupos. Nos dois primeiros jogos apostou no 4-3-3, tendo sua estrela, Heung-min Son, aberta pelo lado esquerdo. Na estreia contra o Uruguai, o setor ofensivo teve ainda Sang-Ho Na aberto pela direita e Ui-Jo como centroavante.
Após o 0 a 0 da estreia, contra Gana ele mudou os parceiros de Son, tendo Chang-Hoon pela direita e Cho como centroavante. Apesar da derrota de 3 a 2, Cho mostrou-se uma aposta correta ao marcar os dois gols sul-coreanos, um deles com assistência de Kang-in Lee.
A boa entrada contra Gana rendeu a Lee a titularidade na vitória sobre Portugal, quando Paulo Bento mudou a formação. O treinador abriu mão de um trio no meio-campo a escalou a equipe no 4-4-2. A mudança fez Heung-min Son jogar centralizado, mas com liberdade para se mover atrás do centroavante Cho. Apagado até então na Copa do Mundo, Son fez sua melhor apresentação no Catar. O gol da classificação sul-coreana, marcado por Hwang, veio com uma assistência de Son.
Pontos fortes
Son é o principal jogador, mas há outros nomes que o Brasil deve prestar atenção:
Cho — o centroavante que atua no Jeonbuk Hyundai aproveita bem seu 1,88m para o jogo aéreo. Ele tem dois gols na Copa do Mundo, marcados contra Gana, justamente de cabeça.
In-Beom Hwang — jogador do Olympiacos, da Grécia, o camisa 6 é o centro do meio-campo da Coreia do Sul. Tudo passa por ele. Impedir que Hwang organize o jogo é um caminho para conter o time asiático.
Jin-su Kim — o lateral esquerdo é um jogador de bom apoio e qualidade nos cruzamentos. Ele tem uma assistência no Mundial, justamente um cruzamento para Cho na derrota para Gana.
Pontos fracos
O sistema defensivo da Coreia do Sul apresenta problemas. Se Cho é um nome forte pelo alto no ataque, a equipe sofre na bola aérea defensiva. Gana marcou dois gols dessa forma na sua vitória de 3 a 2.
O outro gol de Gana naquela partida e o de Portugal nesta sexta-feira foram em jogadas com cruzamentos por baixo, o que ocorre pelas falhas que a equipe demonstra nas coberturas, deixando muitas vezes os laterais sofrerem com situações de inferioridade numérica nos lados do campo.
Outro ponto fraco da Coreia do Sul é a dificuldade para entrar na área adversária. A equipe tem um bom trabalho de bola para chegar ao último terço do campo, mas sofre para gerar espaço nas defesas adversários, até por isso acaba usando bastante dos cruzamentos.
Os números da Coreia do Sul na Copa
- 3 jogos: 1 vitória, 1 empate, 1 derrota
- 4 gols a favor
- 4 gols contra
- Artilheiros: Cho (2 gols), Young Gwon e Hee Chan (1 gol cada)
Como foram os gols marcados
- 3 de cruzamentos pelo alto, 1 deles de escanteio
- 1 de contra-ataque
Como foram os gols sofridos
- 2 de cruzamentos pelo alto
- 2 de cruzamentos pelo chão
Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul
- Posse de bola: Uruguai 56% a 44% Coreia do Sul
- Finalizações: Uruguai 10 a 7 Coreia do Sul
- Finalizações no alvo: Uruguai 1 a o Coreia do Sul
Coreia do Sul 2 x 3 Gana
- Posse de bola: Coreia do Sul 63% a 37% Gana
- Finalizações: Coreia do Sul 22 a 7 Gana
- Finalizações no alvo: Coreia do Sul 7 a 3 Gana
Coreia do Sul 2 x 1 Portugal
- Posse de bola : Coreia do Sul 39% a 61% Portugal
- Finalizações: Coreia do Sul 13 a 13 Portugal
- Finalizações no alvo: Coreia do Sul 6 a 6 Portugal