O jogo era mera formalidade para Portugal, já classificado e que precisava apenas do empate para garantir o primeiro lugar no Grupo H da Copa do Mundo, mas para a Coreia do Sul valia a vaga nas oitavas de final. No final do jogo, os sul-coreanos fizeram valer a vontade e a pressão de todo o jogo. Os asiáticos, com um gol nos acréscimos, venceram os portugueses por 2 a 1 e garantiram o segundo lugar pelo número de gols marcados. Ricardo Horta, aos quatro, abriu o placar para os portugueses, Young-Gwon, aos 26 do primeiro tempo, e Hwang Hee-Chan, aos 46 do segundo, marcaram os gols da partida.
Portugal enfrentará, na terça-feira, às 16h, o segundo lugar do Grupo G, o do Brasil. Na segunda, a Coreia do Sul duelará contra o primeiro da mesma chave. Os adversários serão conhecidos depois dos dois jogos das 16h entre o time de Tite e Camarões e Suíça e Sérvia.
A Coreia do Sul não contou com o treinador português Paulo Bento, ex-Cruzeiro, no jogo decisivo. O comandante levou o cartão vermelho por reclamação após o apito final do duelo contra Gana. Sergio Costa foi quem comandou os sul-coreanos. Pelo lado de Portugal, o técnico Fernando Santos fez alterações na equipe. Do meio pra frente, com exceção de Rúben Neves e Cristiano Ronaldo, todos os jogadores são diferentes da vitória contra o Uruguai na última segunda.
Precisando da vitória, os sul-coreanos começaram pressionando os portugueses no campo de defesa. Mas a primeira oportunidade foi portuguesa e acabou em gol. Aos quatro minutos, Dalot recebeu lançamento de Pepe, foi ao fundo e rolou para Ricardo Horta botar para dentro do gol, abrindo o placar em Al Rayyan.
Aos 14, João Cancelo, jogando pelo lado esquerdo no lugar de Nuno Mendes, que não atua mais na Copa em virtude de uma lesão, driblou o marcador e chutou, mas o goleiro sul-coreano fez a defesa.
O time asiático, aos 16, conseguiu marcar, mas o bandeira confirmou o impedimento ainda no campo. Kim Jin-Su botou para dentro do gol depois do rebote do goleiro, mas estava adiantado.
A pressão sul-coreana surtiu efeito. Aos 26, em cobrança de escanteio, a bola desviou em Cristiano Ronaldo e ficou para Kim Young-Gwon, que teve o trabalho apenas de mandar para o gol e superar o goleiro Diogo Costa.
Na sequência, a estrela de Portugal perdeu um gol que não costuma desperdiçar. Ele recebeu cara a cara com o goleiro sul-coreano, mas chutou em cima do camisa 1. Apesar disso, o bandeira já tinha marcado o impedimento.
Dalot, que deu assistência para o primeiro gol, resolveu arriscar da intermediária, mas também parou no goleiro Kim Seung-Gyu. No escanteio, os portugueses não conseguiram aproveitar a chance.
A Coreia do Sul enfrentará o Brasil porque nunca desistiu
Confira a coluna
A resposta da Coreia do Sul veio logo. Son recebeu na entrada da área, limpou a marcação, mas o arremate ficou nas mãos de Diogo Costa. Aos 42, Cristiano Ronaldo perdeu mais uma oportunidade. O goleiro sul-coreano rebateu o chute de Vitinha e o camisa 7 de Portugal mandou para fora.
As duas equipes voltaram iguais para o segundo tempo. A primeira chance da etapa final foi mais uma vez de Cristiano Ronaldo. Ele recebeu dentro da área e tentou bater de primeira, mas não pegou em cheio na bola e o Seung-Gyu ficou com ela.
Craque da Coreia do Sul, Son recebeu nas costas da zaga e bateu, mas a bola foi em cima da defesa portuguesa e saiu para escanteio. No rebote, Jae-Sung chutou direto para fora.
O técnico Fernando Santos começou a poupar mais jogadores para as oitavas de final e trocou três logo de cara. Cristiano Ronaldo, Rúben Neves e Matheus Nunes deram lugar a André Silva, Rafael Leão e João Palhinha.
Sentindo a necessidade da vitória, os sul-coreanos partiram para cima. Son carregou pelo meio, puxou para a perna esquerda e arriscou da meia-lua, mas a bola saiu com leve desvio e ficou para Diogo Costa.
Aos 25 minutos, os sul-coreanos ficaram reclamando de pênalti. Son bateu de dentro da área e a bola pegou em João Cancelo. Os asiáticos argumentaram que atingiu o braço do lateral português, mas o juiz mandou o jogo seguir.
Aos 35, João Palhinha dominou pelo meio e arriscou finalização. Kyung-Won apareceu para cortar e evitar que a bola chegasse ao gol sul-coreano.
Os acréscimos foram mais uma vez decisivos para marcarem a partida. Em contra-ataque puxado por Son, Hwang Hee-Chan, aos 46, recebeu dentro da área e bateu para selar a classificação para os sul-coreanos.
Copa do Mundo - Grupo H
COREIA DO SUL
Seung-Gyu; Moon-Hwan, Kyun-Gwon, Young-Gwon (Son Jun-Ho, 36’/2T) e Jin-Su; Woo-Young, In-Beom; Kan-In (Hwang Hee-Chan, 36’/2T), Jea-Sung Lee (Hwang Ui-Jo, 36’/2T) e Heung-Min Son; Che-Sung (Cho Yu-Min, 48’/2T). Técnico: Paulo Bento.
PORTUGAL
Diogo Costa; Dalot, Pepe, António Silva e Cancelo; Rúben Neves (João Palhinha, 19’/2T), Matheus Nunes (Rafael Leão, 19’/2T), Vitinha (William Carvalho, 37’/2T) e João Mário (Bernardo Silva, 36’/2T); Ronaldo (André Silva, 19’/2T) e Ricardo Horta. Técnico: Fernando Santos.
Gols: Ricardo Horta (P), aos quatro min, Kim Young-Gwon (C), aos 26 min do primeiro tempo e Hwang Hee-Chan (C), aos 46 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Lee (C) e Hwang Hee-Chan (C).
Arbitragem: Facundo Tello, auxiliado por Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (trio argentino). VAR: Nicolas Gallo (COL).
Local: Estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan.