A goleada da Seleção Brasileira contra a Coreia do Sul botou o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. Os 4 a 1 fizeram com que os comandados de Tite mantivessem uma escrita que já dura desde 1990, na Itália, — na única vez que o país não superou as oitavas de final em uma Copa do Mundo, quando foi eliminada pela Argentina.
Agora, os brasileiros enfrentarão a Croácia, sexta-feira (9), em uma fase que a Seleção tem encontrado dificuldades para superar desde 2002. Após conquistar o pentacampeonato, na Coreia do Sul e no Japão, em 2022, o Brasil passou apenas uma vez das quartas de final. Foi em 2014 em casa, quando na semifinal levou o trágico e fatídico 7 a 1 para a Alemanha na semifinal. Em todas as outras (2006, 2010 e 2018), parou na fase que enfrentará na próxima sexta. E, outra vez, o adversário será um europeu.
Na Alemanha, em 2006, os comandados de Parreira enfrentaram a França e perderam por 1 a 0, com o gol de Thierry Henry, após cobrança de falta na área brasileira. A partida ficou marcada pela suposta arrumação de meia de Roberto Carlos no lance. Os franceses chegaram na final, mas foram derrotados pela Itália.
Em 2010, na África do Sul, o Brasil saiu ganhando da Holanda, com gol de Robinho, mas tomou a virada e acabou eliminado da Copa. O time de Dunga, naquele jogo, contou com a expulsão de Felipe Melo após pisão no jogador holandês durante o segundo tempo.
Jogando em casa, a Seleção superou a Colômbia nas quartas de final por 2 a 1, com gols da dupla de zaga Thiago Silva e David Luiz. James Rodríguez diminuiu para os colombianos. Bom, mesmo passando, o Brasil sofreu o baque de tomar 7 a 1 para a Alemanha. O time brasileiro acabou em quarto lugar na Copa.
No último Mundial, na Rússia, já comandada por Tite, a Seleção parou mais uma vez nas quartas de final. Depois de um campanha turbulenta, de altos e baixos, o time encontrou a geração belga pela frente e não foi páreo para os europeus. Com um gol contra de Fernandinho e outro gol de De Bruyne, o Brasil perdeu por 2 a 1.