Nesta terça (6) a Suíça terá chance de candidatar-se ao posto de zebra da Copa do Mundo do Catar, ainda que tenha mais vitórias do que derrotas contra Portugal em competições europeias. O craque português Cristiano Ronaldo, por sua vez, terá oportunidade de recuperar a moral que perdeu por não ser decisivo como seus compatriotas esperavam.
A partir das 16h (horário de Brasília), no estádio Lusail, os portugueses vão em busca de uma vaga nas quartas de final, precisando superar Shaqiri e companhia. A Suíça contará com o retorno de seu goleiro titular, Sommer, eleito melhor em campo na vitória sobre Camarões e curado de uma gripe que o tirou de combate no duelo decisivo contra Sérvia.
Ele e o reserva treinam com óculos digitais, cuja tecnologia mostra a trajetória da bola e promete melhorar o reflexo dos guarda-redes. Na frente, Embolo é a esperança de gols para que, assim como ocorreu a Sérvia, o saldo ao final da partida seja positivo para os suíços.
— Somos o azarão. Sabemos que podemos, sim, obter a vitória. Caso contrário, já teríamos ido embora. É futebol — comentou o atacante de 25 anos, que já balançou as redes duas vezes nesta Copa.
Ele e Shaqiri, liderança técnica da equipe, jogam o favoritismo para o time que conta com Cristiano Ronaldo. O atacante, sedento pelo único título de sua carreira que ainda não conquistou, divide o protagonismo em um meio de campo afiado com Bruno Fernandes e Bernardo Silva.
O cinco vezes melhor do mundo balançou as redes apenas uma vez nos três primeiros jogos e nunca fez gol em mata-mata das outras quatro edições de Copa que já participou. Com o destino que pode levá-lo a um rico contrato com o Al-Nassr, da Arábia Saudita, CR7 já prometeu que se aposenta do futebol caso conquiste a Copa no Catar.
Apesar da dimensão histórica que Cristiano Ronaldo alcançou, sua participação no time português é contestada até pelos torcedores do próprio país. Uma enquete no jornal "A Bola" mostrou que 70% dos votantes prefere que CR7 comece o duelo contra a Suíça no banco de reservas. Na última partida, a derrota contra a Coreia do Sul, o atacante de 37 anos não reagiu de maneira simpática à substituição no segundo tempo.
— (Cristiano saiu) zangado com o jogador da Coreia que o estava mandando embora. Todos viram. Aliás, o Pepe até foi para cima do adversário porque foi insultado. E respondeu ao jogador da Coreia, o que é perfeitamente normal — disse o técnico português Fernando Santos, após a polêmica.
Provavelmente com Cristiano em campo, Portugal enfrenta a Suíça a partir das 16h (horário de Brasilia), nesta terça (6), no estádio Lusail, em Doha, pelas oitavas da Copa do Mundo.