De quatro em quatro anos, a Copa do Mundo costuma apresentar novos craques, além de consagrar velhos conhecidos. O pontapé inicial do Mundial será dado neste domingo (20), com o duelo entre Catar x Equador. O confronto de abertura da competição está marcado para as 13h, no Estádio Al Bayt, em Al Khor.
De um lado, estará uma seleção estreante. O anfitrião Catar, que tem no comando o espanhol Félix Sánchez, aposta na base campeã da Copa da Ásia, em 2019. Normalmente, os cataris não costumam ter muita posse de bola. A aposta está na transição rápida ao ataque.
Isso porque é no setor ofensivo que estão os destaques que merecem atenção. O principal nome é Almoez Ali, 26 anos, que joga no Al Duhail-CAT, e é o artilheiro, com 39 gols em 82 jogos. Ele tem como parceiro Akram Afif, também com 26 anos, com passagem pela Europa, e que defende atualmente o Al Sadd-CAT.
O oponente será o Equador, de campanha sólida nas Eliminatórias Sul-Americanas. Com o argentino Gustavo Alfaro na casamata, os equatorianos têm como segredo a mescla entre jovens e experientes.
No meio-campo, Moisés Caicedo, 21 anos, do Brighton-ING, credencia-se pela capacidade de preencher espaços e de distribuir lançamentos. A esperança de gols é Enner Valencia, 33 anos, do Fenerbahçe-TUR, com 35 gols anotados em 74 partidas pela equipe nacional.