A CBF anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (27), a convocação de mais nove jogadores para os próximos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Entre eles está o meio-campista Edenilson, do Inter, que foi chamado pela primeira vez por Tite para a Seleção Brasileira.
Além dele, foram chamados os goleiros Santos (Athletico-PR) e Everson (Atlético-MG), o zagueiro Miranda (São Paulo), os meio-campistas Gerson (Olympique de Marselha) e Matheus Nunes (Sporting) e os atacantes Vinícius Júnior (Real Madrid), Hulk (Atlético-MG) e Malcom (Zenit).
De acordo com Juninho Paulista, coordenador de futebol da CBF, nenhum atleta será desconvocado. Porém, com a incerteza de que os jogadores das grandes ligas europeias se apresentarão à Seleção, em especial os que atuam no Reino Unido, a comissão técnica optou por chamar mais nomes para compor o grupo.
— Nossa preparação começa daqui a três dias. A gente torna a repetir: Eliminatórias já são a Copa do Mundo para a gente. Por isso, não pudemos esperar mais pela resposta, a não ser estarmos prontos e preparados para esta situação — disse Juninho.
A exemplo de como foi feito na lista anterior, os times que tiveram jogadores convocados, como o Inter, terão suas partidas adiadas durante a data-Fifa de setembro. Os jogadores da Seleção Brasileira são esperados para a apresentação em São Paulo, na próxima segunda-feira (31).
A equipe de Tite enfrentará o Chile no dia 2 de setembro, no estádio Monumental, em Santiago. Três dias depois, terá o clássico contra a Argentina, de Lionel Messi, e, então, no dia 9, enfrenta o Peru, na Arena Pernambuco. A rodada será tripla em função do adiamento dos jogos no ano passado, em virtude da covid-19.
O Brasil é líder das Eliminatórias com 18 pontos em seis jogos e tem a classificação para o Mundial do próximo ano muito bem encaminhada. Na segunda colocação, os argentinos vêm com seis pontos a menos. A zona de classificação para o Catar é completada por Equador e Uruguai. A Colômbia, no momento, teria de disputar a repescagem.
A lista completa dos convocados:
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Ederson (Manchester City)
- Weverton (Palmeiras)
- Santos (Athletico-PR)*
- Everson (Atlético-MG)*
Laterais
- Alex Sandro (Juventus)
- Danilo (Juventus)
- Dani Alves (São Paulo)
- Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros
- Marquinhos (PSG)
- Thiago Silva (Chelsea)
- Éder Militão (Real Madrid)
- Lucas Verissimo (Benfica)
- Miranda (São Paulo)*
Meio-campistas
- Casemiro (Real Madrid)
- Fred (Manchester United)
- Lucas Paquetá (Lyon)
- Bruno Guimarães (Lyon)
- Claudinho (Zenit)
- Everton Ribeiro (Flamengo)
- Fabinho (Liverpool)
- Edenilson (Inter)*
- Gerson (Olympique de Marselha)*
- Matheus Nunes (Sporting)*
Atacantes
- Neymar (PSG)
- Gabriel Jesus (Manchester City)
- Richarlison (Everton)
- Roberto Firmino (Liverpool)
- Gabriel Barbosa (Flamengo)
- Matheus Cunha (Atlético de Madrid)
- Raphinha (Leeds United)
- Vinícius Júnior (Real Madrid)*
- Hulk (Atlético-MG)*
- Malcom (Zenit)*
* Jogadores convocados nesta nova lista do técnico Tite