Depois de uma classificação histórica para a decisão da Copa do Mundo, a Croácia ganhou os holofotes. Virou notícia mundial com uma campanha espetacular, e um grupo de atletas que teve bravura para passar por três prorrogações, ganhando a simpatia de boa parte da torcida russa.
Neste sábado, a entrevista de Zlatko Dalic foi muito concorrida. Dezenas de jornalistas se apertaram na sala de conferências do Estádio Luzhniki para ouvir a sua estratégia para o jogo contra a França. O técnico, sempre direto nas respostas, revelou que o objetivo é tirar a pressão dos atletas:
– Agora não há pressão, não vou colocar mais pressão nos meus jogadores, o mundo inteiro está vendo, o mundo vai ver o nosso futebol. Simples, esse é o melhor momento da nossa história. Acredito que esse é o maior jogo das nossas vidas. Parabéns aos meus jogadores que ganharam a Champions League, mas esse título é o mais importante das carreiras deles. Vamos jogar o nosso futebol, e mostrar a qualidade que temos. Nós vamos comemorar demais em caso de vitória. Mas se a derrota vier, vamos perder com dignidade e parabenizar o adversário. Temos é que curtir o jogo-
Sobre o desgaste das três prorrogações, Dalic disse que não tem nenhuma preocupação, e que confia muito na força mental dos atletas:
– É muito simples, é uma final de Copa. Os meus jogadores não vão sentir. Tem uma coisa que me deixou muito feliz. Todos se colocaram à disposição e querem entrar em campo. Se eles estiverem sem condições, vão me falar. Sobre os treinos, não temos mais nada que treinar, só descansar e conter as lesões. Todos estarão prontos para jogar no domingo-
Desta maneira, o técnico deve repetir a escalação utilizada na semifinal, quando venceu a Inglaterra. O provável time para tentar o título inédito deve ter Subasic, Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Rakitic, Brozovic, Modric e Rebic; Perisic e Mandzukic.