Diante de 78.011 torcedores, no Estádio Luzhniki, em Moscou, a Croácia conseguiu bater a Inglaterra e disputará a grande final da Copa do Mundo. Apesar de sair atrás, conseguiu buscar o empate no tempo normal e venceu por 2 a 1 na prorrogação. Agora, enfrentará a França no próximo domingo (29), a partir do meio-dia (horário de Brasília).
A Inglaterra começou melhor a partida e abriu o placar cedo, aos quatro minutos. Dele Alli sofreu falta de Modric perto da área e, na cobrança, Trippier acertou o ângulo esquerdo, sem chances de defesa para Subasic. Dez minutos depois, os ingleses quase ampliaram em cabeçada de Maguire, mas a bola saiu à esquerda do gol.
Apenas aos 18 minutos a Croácia conseguiu chegar na frente pela primeira vez. Perisic recebeu pela direita, cortou para o meio e chutou, mas a bola passou à direita do gol. Por estar em desvantagem no placar, os croatas naturalmente cederam espaço para os contra-ataques.
Aos 29, Harry Kane desperdiçou duas vezes no mesmo lance. O artilheiro da Copa recebeu cara a cara com o Subasic, que defendeu a primeira. Na sobra, o atacante acertou o travessão após chutar sem ângulo.
A Croácia respondeu no minuto seguinte com Rebic, que arrematou de fora da área e obrigou Pickford a fazer boa defesa. Aos 35 minutos, Lingard, de frente para o gol, finalizou à esquerda e desperdiçou mais uma oportunidade para os ingleses.
Etapa final e prorrogação
No segundo tempo, a insistência croata rendeu frutos. Aos 20 minutos, Vrsaljko cruzou da direita e Perisic conseguiu finalizar com a sola do pé: tudo igual em Moscou. O gol fez a Croácia crescer. Apenas três minutos depois, Perisic acertou a trave e quase virou o jogo. Na sobra, Rebic chutou em cima do goleiro inglês.
Aos 37, Mandzukic finalizou de dentro da área para outra boa defesa de Pickford. Um minuto depois, o goleiro inglês se atrapalhou ao tentar tirar a bola e Perisic concluiu sobre o gol.
Apesar das chances criadas, os croatas não conseguiram evitar a terceira prorrogação consecutiva no Mundial.
Na primeira parte do tempo extra, houve uma chance boa para cada time: aos 8 minutos, após cobrança de escanteio da direita, o inglês Stones cabeceou à queima-roupa e Vrsaljko tirou a bola em cima da linha. Já nos acréscimos do tempo inicial, Mandzukic finalizou cara a cara com Pickford, que fez um milagre e adiou o gol da virada, que veio aos quatro minutos do segundo tempo: Walker afastou uma bola e Perisic tocou de cabeça para Mandzukic, que se adiantou à zaga e conseguiu finalizar para o fundo das redes.
A virada obrigou os ingleses a irem pra cima, mas não conseguiram criar chances efetivas de gol. Com isso, a Croácia confirmou classificação à final.