O gato Aquiles, que continua tentando fazer seguir os passos do polvo Paul, sucesso na Copa da África do Sul em 2010 como o "palpiteiro oficial" dos jogos, fez mais uma previsão. Para a partida entre França e Bélgica, nesta terça-feira (10), o felino apontou os belgas como vencedores — resultado que, se confirmado, vai levá-los à final da Copa da Rússia.
O prognóstico veio assim: havia dois potes com comida entre os quais o gato Aquiles podia escolher. E o "gato vidente" foi para o pote com a bandeira da Bélgica.
Aquiles é um gato branco e surdo que vive no Museu de Hermitage de São Petersburgo. Assim como o famoso e já falecido polvo Paul, que previu os sete resultados da Alemanha na Copa do Mundo da África do Sul — inclusive a derrota contra a Espanha nas semifinais —, os bichinhos adivinhadores se tornaram um clássico em grandes torneios.
Na atualidade, cerca de 70 gatos protegem o museu de ratos e o edifício conta com uma equipe dirigida por Anna Kondratyeva, que explicou que Aquiles tomou um ano sabático e ganhou peso, depois de se encontrar com a Alemanha após o título da Mannschaft na última Copa das Confederações.
Aquiles pesa atualmente 4,7 quilos e fará as previsões escolhendo entre vários potes de comida claramente identificados.