— Foi um dos gols mais importantes (da história da Croácia) e nos ajudou a chegar à final — comemorou Ivan Perisic, após marcar o gol que levou à semifinal contra a Inglaterra para a prorrogação, nesta quarta-feira (11).
Escolhido o melhor jogador em campo na vitória da Croácia sobre a Inglaterra por 2 a 1, Perisic assegurou que "foi uma disputa muito difícil".
— Todos sabíamos o que estava em jogo e o que representa uma semifinal para um pequeno país como a Croácia — acrescentou em entrevista coletiva.
— Começamos devagar, mas demonstramos o nosso caráter, como havíamos feito nos dois jogos anteriores, nos quais começamos perdendo. Não costumávamos ser tão fortes mentalmente — admitiu o meia.
Perguntado sobre a semifinal que a Croácia perdeu para a França na Copa de 1998, Perisic, de 29 anos, explicou que "estava em Omis, minha cidade natal, apoiando a Croácia, com a minha camisa, e o único sonho que tinha era jogar pelo meu país e marcar um dos gols mais importantes para nos levar à final".
Sobre a final de domingo, Perisic avaliou que a "França é uma equipe fantástica".
— Será um jogo difícil. Mas ainda não terminamos o nosso trabalho na Rússia. Devemos nos preparar para a final — advertiu.
Mario Manzukic, autor do gol que deu a vitória aos croatas aos 109 minutos, assegurou que a vitória "é incrível".
— Acho que ainda não temos noção do que aconteceu. Não é que seja um milagre, mas alcançamos algo que apenas os grandes jogadores podem conseguir. Jogamos com o coração — acrescentou.
O capitão Luka Modric, por sua vez, declarou ao site da Fifa:
— Jogamos muito bem esta noite. Foi uma pena não termos conseguido resolver o jogo antes, mas mostramos nossa qualidade, nosso caráter. Fomos melhor do que a Inglaterra e merecemos estar na final.
O presidente da Federação Croata, Davor Suker, um dos líderes da seleção semifinalista há 20 anos, admitiu que "depois de 1998 ninguém achava que isso voltaria a acontecer".
— Mas aconteceu, e quero agradecer aos meninos, ao técnico. É uma honra para os torcedores e para todos nós. É incrível: a Croácia está na final da Copa do Mundo da Fifa! — exclamou.