A capital da Croácia respira a final da Copa do Mundo. Empolgados com a classificação para a decisão contra a França, os croatas vestiram a tradiconal camiseta xadrez, decoraram os automóveis e não escondem o otimismo com a possibilidade de ganhar o Mundial pela primeira vez na história.
– Estou incrivelmente empolgado. Não via nem no futuro a possibilidade de chegarmos à final. Mas o nosso time tem uma mentalidade forte, um futebol bonito e jogamos com o coração. Se atuarmos domingo como atuamos contra a Inglaterra, temos chances. Mas claro que a França é favorita – disse o publicitáiro Mladen Barisic.
No voo que transportou a reportagem de Paris até Zagreb, havia dezenas de torcedores vestidos com a camiseta da Croácia. Após o pouso na capital do país, foi possível ver diversos carros decorados com as bandeiras croatas. Um deles tinha inclusive o capô todo xadrez, com as cores vermelho e branco, marca da seleção de Rakitic e Modric.
– Eu era muito jovem em 98 quando chegamos chegamos ao terceiro lugar. É muito legal ver meu país chegando à final. Estamos muito orgulhosos. Temos um espírito positivo que nos levou muito longe e temos talento. É possível ganhar – afirmou a professora Silvia Suchec.
Boa parte dos hotéis e lojas em Zagreb estão decorados com mantas ou bandeiras do país. Apesar de todos reconhecerem o favoritismo francês, é possível perceber uma boa dose de otimismo na torcida croata.
– A classificação foi espetacular. Eu acho que a França é forte, mas nós temos chances – declarou o estudante de engenharia elétrica Marko Markusi.