O domingo serviu para os russos se envolverem mais com a Copa. Se não através do futebol, já que o interesse pelo esporte por aqui é mínimo, por causa da festa. Em todas as 11 sedes, foram abertas para o público as fan fests. Na capital russa, uma multidão tomou conta da Avenida Universitária, em frente à Universidade do Estado de Moscou. Segundo cálculos da organização, pelo menos 40 mil pessoas estiverem no local. Praticamente todos russos. Falando com alguns, comprovei que o futebol serviu apenas como argumento para curtir os shows de DJs, apresentações de artistas locais e confraternização da Fan Fest. A celebração na cidade fica na mesma área do Estádio Luzhniki.
Maracanã da Rússia pronto
O Maracanã da Rússia está mais do que pronto para a abertura da Copa. Neste domingo, o histórico Luzhniki recebeu testes de emissoras de rádio e TV que vão transmitir Rússia x Arábia Saudita. Tudo aprovado. Dentro de campo, uma partida entre jogadores amadores — camisa azul contra camisa vermelha — teve exatamente o que veremos aqui na quinta-feira. Entrada com protocolo, simulação dos discursos dos presidentes da Fifa e da Rússia, hinos nacionais, bandeiras, escalações no telão do estádio, fotos oficiais dos times, replays dos lances e músicas depois dos gols. Até o árbitro de vídeo foi testado. Quando a bola rolou, a qualidade não foi boa. Mas serviu para certificar que o palco da abertura e da final da Copa está preparado para receber as seleções.
Cartões postais para o mundo
Quando você assiste aos programas de Globo e SporTV transmitidos da Rússia, vê um estúdio com a Catedral de São Basílio e o Kremlin ao fundo, certo? Por trás das câmeras que filmam os apresentadores à frente dos maiores cartões portais de Moscou está uma estrutura gigantesca. Em plena Praça Vermelha, a Fifa instalou contêineres com espaço para 10 estúdios de vidro e mais duas redações. Detentoras dos direitos de transmissão no Brasil, junto com a Fox Sports, Globo e SporTV inclusive hospedaram suas equipes e instalaram sua redação num hotel próximo do local.