Vanderlei Luxemburgo ganha força para assumir o Cruzeiro nas rodadas finais do Brasileirão, após a demissão de Zé Ricardo no domingo (12). Em 17ª na tabela, o clube mineiro teme novo rebaixamento e avalia contratar um técnico "cascudo" para tentar mobilizar o vestiário para as últimas seis partidas que restam na temporada.
Segundo o site ge.globo, Luxa é o plano A do dono da SAF Ronaldo Nazário. O ex-jogador revelado na Toca da Raposa comprou o comando de futebol do clube mineiro em dezembro de 2021 e, alguns dias depois, demitiu o técnico do cargo após 23 jogos e oito vitórias na Série B.
O treinador se tornou pauta nos bastidores do Cruzeiro dois meses após ser demitido do Corinthians. Pelo clube paulista, foram 14 vitórias em 38 jogos na temporada.
Mesmo com retrospecto ruim em seus últimos trabalhos, a direção cruzeirense espera que o técnico consiga reverter o desanimo da equipe, caso seja contratado. Já são três derrotas seguidas na competição.
Além da passagem em 2021, Luxemburgo treinou o Cruzeiro entre 2002 e 2004, e retornou em 2015. Caso seja contratado agora, será sua quarta vez como comandante no time mineiro.